15/05/2020
Nesta semana o Senado aprovou o Projeto de Lei 675/2020, que suspende novas inscrições dos consumidores nos serviços de proteção ao crédito (SPC e Serasa – por exemplo), tudo isso motivado pela pandemia no novo coronavírus, covid-19.
O projeto pretende, com a proposta, que nenhum inadimplente deve ser incluído nas listas até 31 de dezembro de 2020, também, com o encerramento da situação de pandemia, o consumidor poderá requerer ainda um prazo adicional de 30 dias para renegociação dos seus débitos.
O projeto proíbe o uso de informações constantes de cadastros negativos para restringir o acesso dos consumidores a linhas de crédito especiais, criadas para combater a crise econômica.
Trouxe também uma abertura de linha de crédito ao consumidor inadimplente, para tanto, os bancos públicos deverão disponibilizar linhas “especiais” de crédito, de até R$ 10.000,00, para a renegociação de dívidas dos consumidores negativados.
Agora o projeto volta para a Câmara, a qual na verdade já havia aprovado anteriormente, em abril, porém como foi modificado na sua essência, sofrendo ampliações na sua abrangência, deverá retornar à Casa dos representantes do povo.
Fica a expectativa pela sua aprovação e sanção, pois o momento para a economia é complexo e precisamos incentivar o “bom consumo”, de modo consciente sempre.
Não podemos esquecer que, por outro lado, essas ferramentas de controle do crédito exercem um importante papel de “freio” face ao consumidor inadimplente. Assim, o consumidor deve tomar cuidado para não se ver numa ladeira de cima a baixo, na “banguela” e sem freio.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).