21/07/2017
A nossa biodiversidade é mesmo surpreendente. Muitas espécies já foram extintas sem mesmo conhecermos ou outras tantas existem e sequer conhecemos.
Um animal muito interessante que rolou esta semana na internet é a lagartixa-satânica-rabo-de-folha (Uroplatus phantasticus), endêmica da ilha de Madagascar e descrita pela primeira vez em 1888, por George Albert Boulenger.
Ela um réptil noturno, com grandes olhos, e se move em torno do seu habitat na floresta em busca de alimento. É especialista em evitar predadores através de sua incrível habilidade de se camuflar. Ela pode achatar o corpo contra o substrato para reduzir a sombra do corpo, abrir suas mandíbulas largas para mostrar ser assustador e voluntariamente dependura sua cauda, a fim de enganar um predador.
Ela também é ovípara. Sua reprodução inicia no começo da estação de chuvas, quando coloca dois ovos esféricos no chão, debaixo de srapilheira ou nas folhas das plantas.
Olhando a Maré
Cozinha Prática
Você, consumidor
Espaço Animal
Chumbo
Em Sociedade
Campo Neutro
Vitrine Literária
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).