Dor fantasma - Jornal Cruzeiro do Vale

Dor fantasma

09/10/2015

Após amputar algum membro do corpo, algumas pessoas sentem nos chamados ‘membros fantasmas’ sensações de dor. Essas sensações ocorrem porque o cérebro detecta estímulos sensoriais através de neurônios distribuídos por todo o organismo, que provocam atividades elétricas contínuas determinando ao cérebro as partes do corpo. Dessa forma, mesmo perdendo algum membro do corpo, os neurônios continuam a transmitir tais atividades elétricas.

A sensação da dor fantasma pode ter relação com a dor sentida no membro antes da amputação. Por exemplo: Um homem tem uma unha encravada e sofre um acidente, precisando amputar a perna. Apesar de não ter mais a perna, ele continua sentindo a dor da unha encravada.

Em Gaspar, temos o caso de um morador do bairro Margem Esquerda. Há um ano ele perdeu três dedos de uma das mãos em um acidente na maquina de cortar trato. Apesar de não ter mais os membros, ele pode sentir debaixo das unhas um incomodo como se fosse sujeira.

Essas sensações fazem parte da fisiologia das células cerebrais que ainda estão se reestruturando nas novas conexões no cérebro. Entretanto, não se sabe o certo sobre a origem da dor fantasma. Sabe-se que está baseada tanto em fatores psíquicos como em fatores fisiológicos.

Ainda não existe um tratamento específico para tal fenômeno. Porém, existem terapias psicológicas e medicamentos que são utilizados para a redução da dor ou, às vezes, o fim dela. 

 

Edição 1719

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.