12/01/2016
COISAS DO ESGOTO I
Ai que preguiça! Esforço-me, mas não consigo. E mesmo que tento ao ócio, os meus leitores não me deixam prosseguir nele. Os políticos e gestores públicos mexem com a inteligência dos meus leitores e leitoras. E é por isso que não entendo como os coleguinhas não conseguem enxergar o óbvio. E para me estimular a sair da tentação à qualquer preguiça, mesmo nas férias da maioria e deste verão chuvoso, peço a ajuda do leitor Roberto Sombrio, lá do Belchior. “Prefeitura assina convênio de tratamento de esgoto de R$ 36 milhões”, ele questiona e nos provoca.
COISAS DO ESGOTO II
E prossegue: “Essa é mais uma para rir ou para ficar esperando assim como a verba da Ponte do Vale? Pela cara do prefeito e os demais ao seu entorno dá para ver que nenhum deles acredita no documento assinado. Só faltou a Ideli Salvatti para completar o quadro de mentiras.”. É Roberto Sombrio! Se alguém ler a reportagem de capa do jornal Folha de S. Paulo, de ontem e que a republiquei na área de comentários, saberá que se trata possivelmente de mais um factoide do PT de Blumenau e Itajaí que manda aqui, da família Lima (Décio Neri e Ana Paula que estavam na cerimônia) e do prefeito Pedro Celso Zuchi.
COISAS DO ESGOTO III
Em resumo a reportagem da Folha diz, por dados e realidade, os governos do PT atrasaram em 20 anos (é isso mesmo; não está errado o número de anos) o plano de saneamento no Brasil; faltam verbas diante da crise; e pior: levam-se 22 meses, no mínimo, para a análise dos projetos na burocracia de Brasília e ai então haver a liberação de alguma grana e que depois tudo se enrola por vários outros problemas. O próprio Ministério das Cidades, o mesmo que atrasa a verba da Ponte do Vale, na reportagem da Folha reconhece que há problemas no cronograma do programa de Saneamento. Mas, para esconder o verdadeiro problema diz que ele “poderá ser recuperado” quando houver a retomada do crescimento economia brasileira. Como ela é um sonho de verão fruto da má gestão petista, tudo deve estar comprometido realmente por muito tempo.
COISAS DO ESGOTO IV
“Sim, deve ser mentira porque segundo a prefeitura, o bairro Sete já tinha esgoto. Ou não era esgoto e chamavam a rede pluvial de esgoto? Temos sempre que lembrar que eles não entendem de nada. Se alguém mostrar uma garrafa e dizer ao PT que é uma geladeira, eles confirmam e ainda dizem que graças ao empenho do governo é uma geladeira para comprimir ar; que é a solução para a macroeconomia e para baixar a inflação”, ironiza Sombrio, sem ter lido a Folha de ontem quando escreveu, contudo muito perto da realidade sombria. “A Ponte do Vale tem esse nome porque devem ter dado um vale ao prefeito Zuchi e ele que espere, pois talvez um dia consigo descontar. Quanta bobagem, quanta enganação e ainda riem dos tolos que os acompanham”, completa.
MAIS UM PAPELINHO I
Como não é justo deixar os leitores trabalharem por mim, mas continuando na preguiça, entretanto, menor da média dos demais, vou repetir com alguns retoques o que escrevi sobre este assunto no sábado na área de comentários da coluna na internet, a mais acessada do portal Cruzeiro do Vale, o portal mais antigo, mais atualizado, o mais acessado e o de maior credibilidade. A começar pela foto. Quantas vezes você viu esta cena do prefeito com um papelinho nas mãos rodeado de políticos – que precisam de votos para continuar na ribalta - anunciando obras que não saem do papel, mas ocupam semana sim e outra também espaços nas rádios e jornais para enrolar os analfabetos, ignorantes, desinformados, dependentes e fanáticos? Nem inovar, Zuchi e sua equipe são capazes. A cidade já sacou este tipo de enrolação repetida. A mídia não.
MAIS UM PAPELINHO II
Na sexta-feira, nas férias oficiais da prefeitura e do prefeito, o PT de Blumenau e Itajaí e que verdadeiramente manda no daqui, veio criar mais um factoide em Gaspar. Fez isso para abrir espaços na imprensa (a que não faz perguntas e não se sabe bem a razão disso). Por que? Para “tirar” a atual administração petista da zica da falta de credibilidade em que vive envolta por dúvidas, processos e sentenças de improbidade administrativa. Foi uma festa privada, com algo muito bom e necessário a comunidade como a coleta e o tratamento de esgoto. Assinaram mais um daqueles muitos papelinhos e exibiram para a foto manjada de tantas outras vezes de obras que aguardam solução (e principalmente verbas), entre elas a Ponte do Vale. Estavam na foto que publico, o prefeito Pedro Celso Zuchi, e os tutores da administração, Décio Neri e Ana Paula Lima. Estavam rindo mesmo de quem?
MAIS UM PAPELINHO III
Desta vez faltou na tradicional foto a Ideli Salvatti (que se mandou e está quietinha há muito tempo nos Estados Unidos num tempo de tempestades das delações premiadas por aqui). Mas, como é um projeto do governo Federal, com verba Federal, a fundo perdido, ou seja, sem necessidade de pagamento, quem faltou mesmo foi o deputado Federal Rogério Peninha Mendonça, da base aliada, o que manda no PMDB daqui, defensor de Dilma Vana Rousseff, PT, amigo de Décio, unidos contra o impeachment e defensores de uma candidatura única para o PT continuar no poder, superar o desgaste do tempo, dos resultados prometidos e não cumpridos.
ENTÃO É PRECISO ESCLARECER I
1. Se não há verba para a ponte do Vale, ou para a duplicação da BR 470 (o presente de aniversário no Dois de Setembro que os Limas prometeram há três anos naquele anúncio de outdoor para Blumenau na beira da rodovia da morte), haverá para este projeto? Se o projeto de Saneamento se atrasou em 20 anos como apurou a Folha, Gaspar vai então furar a fila?
2. Esta assinatura neste papelinho, finalmente vai justificar perante os órgãos de fiscalização a pesada estrutura que já existe em Gaspar, e há anos, que cuida do saneamento básico? Ou seja, mais outro disfarce para se evitar processos e questionamentos dos órgãos como o Tribunal de Contas e Minsitério Público.
3. Outra. Foi admitida na cerimônia, por erro ou verdade, que em Gaspar não existe coleta de esgotos ou saneamento. Então o que foi feito no bairro Sete é o que? Como se vê, a enganação tem pernas curtas e os próprios enganadores se enrolam entre eles na falta de memória deles mesmos. Os leitores e leitoras desta coluna já sabiam que aquilo – de projeto duvidoso, arrumado no meio da obra pela empreteira, secretaria de Obras e principalmente do Planejamento -, era coleta de água pluvial contaminada com esgotos que inferniza os narizes de muitos e deixa vulnerável a saúde de outros.
ENTÃO É PRECISO ESCLARECER II
Para finalizar. Em Blumenau, a família Lima queria por que queria algo semelhante o que se assinou na sexta-feira para Gaspar. Chegou até a instrumentalizar o Ministério Público para impedir à contratação de algo privado. O então prefeito da época, João Paulo Kleinubing, PSD, enfrentou os Limas e à realidade. E fez de forma privada. Pagou um preço caro pela decisão e na perseguição da família Lima, incluindo o tal Tapete Negro. Mas, Blumenau possui hoje uma cobertura de quase 60% de coleta e tratamento de esgoto, em tempo relativamente curto, quando tinha quase zero e tomou a decisão de resolver este problema grave, sem esperar por jogos de empreiteiras relacionados com a corrupção, a burocracia de Brasília que leva em média 22 meses para analisar um projeto pronto de qualquer cidade, e que se enrola por muitos meses nas alterações necessárias ou inventadas.
ENTÃO É PRECISO ESCLARECER III
Se tivesse esperado a burocracia estatal (que os próprios Lima e Zuchi alegam como entrave para a liberação das verbas da Ponte do Vale), a disponibilidade de verbas federais a fundo perdido (num estado de miséria em que se encontra mal governado país pelo PT da família Lima e do prefeito Pedro Celso Zuchi), e as tramas das empreiteiras que se enrolam em petrolões e mensalões, Blumenau talvez não tivesse saído do zero de saneamento.
Gaspar terá melhor sorte? A família Lima, quando no palanque e nas entrevistas de rádios por aqui, sempre se mostraram afinadas com o PT e os cofres de Brasília. Todavia, quando foi para por em prática este discurso, falharam. Teve até verba carimbada para a Ponte do Vale que se admitiu (e está na imprensa), por pressão política, foi para outra cidade no Nordeste e às vésperda da campanha presidencial de 2014. Mais uma vez, o tempo será senhor da razão. Como o assunto da ponte está desgastado, arrumaram mais um factoide que não precisa nada de concreto além dos papelinhos e entrevistas arranjadas para alimentar os discursos da próxima eleição. Acorda, Gaspar!
TRAPICHE
A obra da nova Escola Olímpio Moretto, no Gaspar Grande, está parada. Faz tempo. É uma briga de empreiteiras. E já teve um desfecho. O PT está comemorando. Por associação, PMDB colocou as barbas de molho.
O PT, PSTU com os movimentos sociais foram para as ruas protestarem contra o aumento das passagens no transporte coletivo. Excelente. Mas este é apenas um dos milhares aumentos do nosso dia a dia. E por que os preços aumentam? Devido a inflação alta e sem controle do governo do PT, PMDB, PSD, PP, PDT, PcdoB, PR, PRB, PTB e outros.
Todos disfarçados de Movimento do Passe Livre estão nas ruas contra o aumento. Ninguém combatendo o governo Federal, o verdadeiro autor do aumento. Mais. Para dialogar, na linha de frente o PT mandou para as ruas os Black Blocks. A especialidade deles: quebrarem o patrimônio dos outros e de todos nós. Ou seja, mais prejuízos para a falta por má gestão ou desvios de recursos dos nossos pesados impostos.
Para os políticos, o poder é um negócio. De nós, os políticos só precisam da nossa ignorância, ingenuidade, votos e os pesados impostos para eles sobreviverem mesmo na crise ou na lambança ue os deixa lambuzados. Então tudo pelo poder. Ideologia, projetos e causas são disfarces bem usados na comunicação falseada.
Veja o que está acontecendo com o PT e o deputado Décio Neri de Lima, o que manda no PT de Gaspar. Como não consegue mais enganar em Blumenau onde foi prefeito e sua mulher Ana Paula tentou várias vezes e na última nem passou para o segundo turno, o ex-advogado sindicalista resolveu voltar o domícilio eleitoral para Itajaí.
Como a vida e a imagem do PT não está fácil, também não estará fácil a campanha em Itajaí para o filho que a casa retorna de olho do porto que se trava e perde competitividade para o de Navegantes. Então o que ele resolveu? Décio anunciou que articulou a segunda reunião com vereadores e líderes do PT, do PSDB, do PR, do Solidariedade e do PCdoB.
Ou seja, o arrogante, o lambuzado, o que se diz o partido de esquerda, o populista, na hora de compor para se estacionar com mais facilidade no poder para para o lixo a suposta ideologia de esquerda que prega. Vale tudo para se manter no negócio da franquia nacional de sacanagens. E para tal, se dispões até a dividir o poder com o PSDB e o Solidariedade, eternos adversários a quem acusa de conservadores, direitistas, facistas, liberais, propagadores do ódio por se arriscam numa tímida, repito, tímida, oposição...
E Décio Neri de Lima foi mais longe no final de semana. Mais uma vez por Moacir Pereira, do Diário Catarinense, da RBS Florianópolis, lançou outro balão de ensaio: o de se unir a Raimundo Colombo, PSD, para ocupar fatias do governo do Estado e dar empregos para quem se desemprega nas prefeituras que o partido possívelmente vai perder pelo Brasil afora em outubro... Um negócio. Como Colombo já errou o passo, o PT já percebeu a brecha e acerta a vida decadente.
“Qual o projeto do PT para 2018?” Perguntou Moacir. “Penso que o PT de Santa Catarina tem que sair do isolamento. Na última eleição ficou isolado. Não é saudável num sistema pluralista. Penso que temos uma tarefa hercúlea de sair do isoamento. Sair da solidão. E ter interlocução com todos os partidos. Como atualmente, o PMDB catarinense está em oposição ao governo federal, nossa posição é de aproximação com o governador Raimundo Colombo”.
Este diagnóstico todos sabem em Santa Catarina. E quem comandou este isolamento se não gente como Ideli Salvatti, Décio Neri e Ana Paula Lima, Cláudio Vignatti entre tantos? Mas, se alguém tenta publicar observações neste tom, as poucas lideranças e a militância saem constangendo meio mundo, de forma tosca, exatamente por falta de argumento. Imprensa boa, para o PT é a mansa, a que não pergunta, a que sobrevive com as suas migalhas. Então...
“O parâmetro é o governo federal, neste momento de grande dificuldade de governabilidade”, ou seja, mais uma observação que o próprio PT na voz do presidente Rui Falcão, do líder de Décio, o gênio e intelectual Sibá Machado contestam, isto sem falar no próprio prefeito de Gaspar Pedro Celso Zuchi, o seu cunhado e vereador Antonio Carlos Dalsochio e o presidente do PT daqui, José Amarildo Rampelotti, conhecido pela sua intransigência, radicalismos e ameças.
“Temos uma aproximação natural com o governador Colombo, que tem sido extremamente leal e grato à presidente Dilma e ao governo federal. Mas antes disso, temos uma agenda com os aliados históricos, que não estiveram conosco na última eleição, a começar pelo PCdoB. Temos que romper o isolamento e formar uma nova força alternativa”.
Bom. O que Décio fala aos catarinenses, não se aplica a Blumenau e principalmente a Gaspar.Então trata-se de cascata ou golpe para estar ou ter um naco de poder. Em Gaspar se persegue, se constrange e não se conversa. Os processos estão ai. O que se fez com a juiza Ana Paula Amaro da Silveira é algo simbolico.
Se o que Décio fala é certo, o PSD de Gaspar é o laranja do PT que disfarça perante os seus eleitores apenas por puro medo da reação ao revelar que não é mais virgem, mas se fingindo de puro. Aliás, os votos que Marcelo de Souza Brick, PSD, deu ao PT e a administração de Pedro Celso Zuchi na penúltima sessão da Câmara do ano passado não deixam dúvidas quanto a isto.
Se o que Décio trama der certo, quem deve ficar preocupado é o PMDB do eterno candidato Kleber Edson Wan Dall e do presidente sem cintura, Carlos Roberto Pereira. A amizade De Décio com Rogério Peninha Mendonça continua firme. O namoro para que aqui nada mude, também. Acorda, Gaspar!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).