04/12/2015
Clima de Natal
A Conferência Vicentina e a Paróquia São Pedro Apóstolo de Gaspar promovem nesse sábado, dia 5 de dezembro, o 11º Festival de Terno de Reis. A festividade começa às 20h, no Salão Cristo Rei, no Centro de Gaspar. O festival vai reunir músicos e grupos de toda a região com canções que remontem à tradição natalina. Já no domingo, dia 6, às 18h, o Papai Noel da CDL pousa de helicóptero no Centro de Gaspar para receber as crianças na Praça Getúlio Vargas. As ações são apoiadas pela prefeitura e pela CDL.
Formatura do Proerd
Alunos das escolas municipais de Gaspar participaram na noite de terça-feira, dia 1º, da formatura da turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Proerd. A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Prefeito João dos Santos e contou com a presença de centenas de pais, amigos e familiares dos alunos, além do comandante da PM de Gaspar, Heintje Heerdt, e do comandante do 18º batalhão da PM, de Brusque, Moacir Gomes Ribeiro. Na segunda-feira, dia 30, havia sido a vez da formatura das crianças do 5º ano matutino da Escola de Ensino Básico Valério Gomes, de Ilhota.
Ui, ui, ui
Está lançado o desafio: quem se aventura a praticar exercícios à noite na nova academia ao ar livre da Arena Multiuso, que fica um verdadeiro breu depois das 20h? Aliás, existe algum projeto que mostre como se pretende aproveitar todo aquele espaço? Ou as construções naquele terreno privilegiado serão sempre feitas assim, a toque de caixa?
Não são só os 20% I
Os dados a seguir são do Censo de 2010, do IBGE. Número de pessoas que se declararam da raça preta ou parda, entre militares, funcionários públicos e moradores com ou sem carteira assinada: 3.914. O equivalente a 6% da população de Gaspar estimada pelo IBGE para 2015, que é de 65.024. Mas um projeto de lei apresentado pela prefeitura pretende reservar 20% das vagas em concursos públicos a negros e pardos.
Não são só os 20% II
Não resta dúvida de que é preciso garantir o acesso e o espaço não apenas da população negra, mas sobretudo de baixa renda nas universidades e, na visão de muitos, também no funcionalismo público. Mas ao simplesmente copiar uma cota de 20% de um projeto de lei federal, sem observar o contexto local e sem debatê-lo a fundo com o movimento negro da região, o Executivo parece apenas jogar para a torcida. Enquanto isso, ações de combate ao racismo em âmbito local e as reformas de base do governo federal ficam sempre para depois. As cotas podem ser bons paliativos em determinadas situações, mas a luta pelo fim do preconceito e pela igualdade de oportunidades para a população negra vai muito além disso.
Por falar nisso...
Não é raro ver projetos de lei sobre assuntos mornos serem apresentados na Câmara de Vereadores em regime de urgência e, da mesma forma, propostas que precisam de agilidade fazem aniversário nas gavetas da Casa de Leis. Bem que Executivo e Legislativo poderiam fazer um cursinho sobre Protocolo de Manchester, aquele que é usado nos hospitais para medir a gravidade e a urgência de cada paciente.
Cantor Rick reúne grupo de amigos em Gaspar
O cantor sertanejo Rick, famoso pelo trabalho com a dupla Rick e Renner, desfeita em janeiro deste ano, esteve no Fazzenda Park Hotel, em Gaspar, para uma visita especial. Além do sucesso nos palcos, Rick é apreciador de vinho e responsável pelo grupo Amigos & Vinhos, que possui 78 membros e troca experiências pelo aplicativo de celular Whatsapp sobre degustação de vinhos. Esta semana, cerca de 30 integrantes se reuniram no Fazzenda Park Hotel para o primeiro encontro do grupo.
Na programação estava um encontro com um sommerlier e, como não poderia faltar, um jantar regado a vinho e música. Além de Rick, o grupo de Whatsapp ainda reúne outros famosos, como os cantores Daniel e Chitãozinho. No entanto, por questões de agenda, eles não puderam comparecer ao encontro.
O grupo Amigos & Vinhos também conta com gasparenses. O delegado Paulo Koerich, o médico Rodrigo Monnerat e o empresário Pedro Graciola representam a cidade e trocam experiências sobre vinhos com os artistas e profissionais de diferentes áreas que integram o grupo. “O grupo começou a menos de dois anos para unir pessoas que fossem amantes de vinho, da música, que sempre foi meu reduto, e que tivessem intenção de formar amizades”, resumiu Rick, em entrevista coletiva. O delegado Paulo Koerich também falou sobre a união do grupo. “Com certeza há um grande potencial filantrópico que queremos transformar em boas ações a partir do nosso próximo encontro”, afirmou.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).