O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

26/10/2010 08:04

Fila do Honório
Quanto à carta publicada na Coluna Chumbo da edição 1240 do Jornal Cruzeiro, que falava sobre a fila do Honório Miranda e a passagem do prefeito pelo local, só para contribuir, não consultei todas as leis que regem a Educação, mas conheço a LDB, consultei a lei orgânica de Gaspar bem como a Constituição em alguns momentos durante meus estudos (sou professora) e desconheço que o Ensino Médio seja competência municipal.
O Estado sim, tem competência prevista para ofertar com qualidade o Ensino Médio, devendo também ampliar número de vagas quando necessário.
Sem entrar em defesa ou crítica ao prefeito por sua atitude, só ressalto que a indignação da mãe do aluno (Gisele) não tem fundamento na cobrança de escolas municipais de Ensino Médio.
Ana Luisa Fantini Schmitt  | Gaspar

Lombadas
Só para o nosso prefeito mesmo...lombadas físicas na rodovia Jorge Lacerda, recém municipalizada, é pra acabar com o resto de paciência. Estamos voltando 30 anos no tempo. Quem sabe se ele dispensasse aqueles 17 aspones contratados na marra a pouco tempo atrás, não sobraria dinheiro para a aquisição de lombadas eletrônicas?
Bem, com o amplo conhecimento em engenharia de tráfego que possui, pois é um urbanista nato, até resolveu o problema da ponte com um simples toco de madeira, já teve ter calculado o tamanho do nó que essas lombadas físicas vão causar no trânsito. Mas acho que podemos ficar tranquilos, porque por parte da Prefeitura não existem as duas coisas fundamentais para essa obra sair: dinheiro e vontade.
Paulo Henrique Hostert | Gaspar

Taxa Lixo
Espero que agora que todos vão pagar pelo serviço (visto que antes os que pagavam, pagavam também por que não pagava); vocês do Samae considerem o preço justo. Neste caso, reduzindo o valor da tarifa de coleta de lixo.
Valmir Schimanco | Gaspar

O fim do ano se aproxima
Estava organizando os dias de meu calendário escolar, procurando decorações de natal para fazer com os alunos, quando me dei conta de certas coisas. Além de nos preocuparmos com a decoração da escola, lembranças para o aluno... Além  de nos preocuparmos se conseguiremos ensinar todo o assunto programado, se não esquecemos de brincar mais, de curtir mais, de olhar mais, os nossos alunos... Existe uma preocupação para muitos de nós professores ACT?s, que também chega com o natal...o DESEMPREGO!
É todo ano a mesma coisa! Trabalha-se de fevereiro até dezembro, mas é preciso economizar um pouco a cada mês, para poder viver o fim de ano, e principalmente até fevereiro, para  saber se terá um novo emprego. Certa vez, em uma conversa informal entre amigas, uma delas me questionou: - ?Você continua naquela escola ano que vem??  Quando fui lhe explicar como funciona a vida de um professor ACT, ambas ficaram pasmas, não acreditaram no que ouviram. Vale ressaltar que nenhuma delas era da mesma  área  profissional  minha. Penso que as pessoas não deviam dizer o que já cansei de ouvir, que: ?Professor é uma mamata, porque fica dezembro, janeiro e fevereiro em casa e recebendo.? Acredito que dizem, porque não sabem.  Sei que tem pessoas que perguntam: - ?Mas porque não prestam concurso?? Mas de que adianta, se quando sai um concurso, abre somente duas vagas para professores de 1ª a 4ª série, como é o meu caso. E raramente chamam, a julgar que Gaspar tem mais de cem professores ACT só nesta área. Isso que me considero novata  na área,  tenho só 7 anos de profissão. Fico me perguntando:  ?E aquelas professoras que já estão 10, 15 anos nessa  situação??
Muitas foram minhas professoras e hoje trabalham comigo. Mais triste ainda, é saber que tenho amigas professoras, que se aposentam como ACT. Isso é muita humilhação! O Brasil, Santa Catarina, Gaspar, tem vagas, tem muitas escolas, e muitas professoras ótimas! Sonho com o dia em que alguém,  vereador,  senador, deputado,  ministro, governador, presidente...alguém, mude esta história! Enquanto isso não acontece, domingo tem prova do Estado, para tentar vagas para ano que vem, e eu estarei lá! Boa sorte a todos!
Fica o desabafo, e acredito, que falo por muitos colegas de profissão...
Profª. Juliana Pereira Mabba | Gaspar

Comissionados

Gostaria de fazer duas análises. Quanto ao caso do lixão no Gaspar Alto, o Jornal Cruzeiro noticiou: ?O que diz o diretor do Samae: Lovídio Bertoldi, diretor do Samae, órgão responsável pela coleta do lixo na cidade, explica que a regulamentação desta atividade é feita pela Fatma, e o município nada pode fazer para coibir a atuação da empresa. O diretor sugere à comunidade que faça uma denúncia ao Ministério Público, que poderá verificar o caso e assim comprovar se de fato a empresa pode atuar da maneira como vem atuando na localidade?. (Jornal Cruzeiro do Vale, web 21/10/10)
Quanto aos cargos comissionados, recentemente denunciados ao TJSC, o jornal noticiou: ?Para o chefe de Gabinete da Prefeitura, Doraci Vanz, estas denúncias são fruto de ações de pessoas que não estão preocupadas com o bem estar do município e tem o objetivo de inviabilizar a administração pública. ?O partido que está fazendo denúncia tem como presidente o ex-procurador do município, ele poderia ter resolvido muitas das demandas que hoje propõe enquanto estava na Administração Pública?, afirma o representante do Município?. (Jornal Cruzeiro do Vale, web 21/10/10)
Meus questionamentos são:
1º Não seria um caso prevaricação? (pessoa do poder público que recebe por atividade, cargo de confiança, deveria tomar providencias, fiscalizando orientando, mas não o faz).
2º Se o atual chefe de gabinete sabia disso na época e também é da mesma formação do denunciante hoje, porque não agia da mesma forma fazendo denúncias?
3º Fica a impressão que temos um município dentro do outro e puxando (tapete) para trás o outro município.
4º Um governa para o povo do Zuchi e outro governa para o povo do Adilson e o povo independente que não é de um e nem do outro, como fica?
Roberto Basei | Gaspar

edição 1241

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.