O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

15/08/2014 11:07

Dorval Pamplona e a Ponte do Vale
Bom dia. Quero aqui reiterar meu total apoio quanto à proposta de dar o nome do senhor Dorval Pamplona à nova ponte de Gaspar. Entretanto, antes de se preocuparem em citar nomes, creio que a classe política deveria primeiramente dar um jeito de arrumar a verba para acabar a mesma. Até onde lembro, ano passado foi assinada a última liberação de verba para a conclusão dela. Sua inauguração estava prevista para 18 de março, dia do aniversário do nosso município.

Bem, passaram-se as comemorações, a construtora arrumou as malas e vazou por falta de verba. Nossos políticos deveriam se espelhar na administração do nosso ex-prefeito Dorval Pamplona, com quem tive o prazer de viver alguns momentos, conversando e, principalmente, seus relatos sobre sua administração, mostrando seu diário da prefeitura e da construção da Ponte Hercílio Deeke. Não quero cometer injustiças, mas creio que este foi um dos únicos prefeitos que recebeu dinheiro público para uma obra específica, sobrou, quis devolver, o governo disse que não havia necessidade e ele usou as sobras para aplicar na educação. Que exemplo!

Gaspar deveria erguer um monumento ao senhor Dorval, deveríamos espalhar os moldes de sua gestão aos quatro ventos deste país. Deveríamos sair pelo Brasil batendo no peito e falando: este foi nosso prefeito. Este foi um verdadeiro político, no qual todos deveriam se orgulhar e seguir na retidão da sua trajetória. Muito bem, não vou me alongar, só quero que façam esta homenagem ao senhor Dorval, mas que também sigam o exemplo dele, começando e terminando a ponte. Tenho certeza de que onde ele está, vai se sentir orgulhoso e dirá ao nosso criador, esta é minha Gaspar! Grande abraço.
Marcelo Schmitz | Gaspar

 

Mudança!
Nada mais justo do que a Ponte do Vale levar o nome de Dorval Pamplona. Na época, consideramos que ele homenageou o seu amigo, que, de certo modo, contribuiu para que a ponte fosse construída. Mas agora, cabe a nós também homenageá-lo.

Por acaso, em Blumenau, existe alguma obra com o nome de um gasparense? Não. Então devemos valorizar o que é nosso, indiscutivelmente.
Lígia Cunha | Gaspar
 


Patrimônio histórico

Muito bom o artigo sobre patrimônio histórico em Gaspar (Cruzeiro do Vale, edição 1612), mas é uma pena que muitas destas casas já não precisem mais destes recursos. A casa da família Bugmann praticamente já caiu , no Cafee Haus, o padre substituiu o telhado por um completamente diferente, as portas e janelas foram retiradas para que fosse colocado blindex, o assoalho deu lugar a piso de cerâmica. Agora vão listá-lo para patrimônio histórico?

Está totalmente fora do que foi um dia quando eu era criança. Espero sinceramente que estas outras residências estejam em condições de serem patrimônio histórico. Uma pena. Obrigada e até mais.
Rosane Schmitt Theiss | Gaspar

 

Ponte do Vale
Não seria mais coerente trabalhar para que a obra seja concluída? Primeiro elimina-se o elefante branco, depois batiza! O nome da ponte não importa para mim, mas poder ter uma opção a mais para fazer a travessia sobre o rio Itajaí-Açu, isso sim. Acordem, legisladores e administradores de Gaspar!
Valdivino de Andrade Souza | Gaspar

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.