O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

06/05/2014 10:19

NARGUILÉ, NARGULA, ARGÚLE OU SHISHA 2
Vício aparentemente inocente, mas primeiro passo para o caminho das drogas. Dali para o crack, maconha ou cocaína é um salto para a desgraça própria, da família e da sociedade. O narguilé é mais prejudicial à saúde do que o cigarro! Di-lo a OMS. Porém, não obstante, todavia, entretanto: o aparecimento dos malefícios no organismo depende da frequência do uso e do próprio inalante. Mais uma praga se instala em Gaspar.

No CÉREBRO: moleza no corpo; sonolência ou insônia; ansiedade; inquietação; sede; dependência química e psicológica. Mau humor ao acordar. Irritação por qualquer coisa.

Na BOCA: retração das gengivas; mau hálito; manchas escuras e inflamação crônica, além de queda e esfarelamento dos dentes.

PULMÕES: diminuição de respirar; lesões das vias respiratórias; inflamação dos brônquios; lesão dos alveólogos e ofegamento. Falta de ar!

SISTEMA DIGESTIVO: gastrite; úlceras; náuseas até chegar a vômitos; prisão de ventre.

SISTEMA REPRODUTOR: impotência e perda de libido. Feminino: má formação do feto na gestação. Masculino: infertilidade masculina e hipertrofia, também hiperflasia da próstata.

Estes os males comprovados, outros há. Talvez mais perniciosos que os cientistas estão a analisar através de laboratórios sofisticados. 

Uma sessão de NARGUILÉ dura entre 20 e 40 minutos, o que corresponde à exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros. Só que seu uso é mais prejudicial que o fumo.

O NARGUILÉ veio da Índia, mas foi no Oriente Médio que se propagou; dos países árabes se espalhou mundo afora, até chegar a Gaspar. No Centro há duas casas frequentadas por estudantes, principalmente entre 15 e 24 anos. O vicio já se inicia a partir dos 13 e 15 anos, presas fáceis, que tudo querem experimentar. Tudo é novo. Tudo é curiosidade. Toda droga é desgraça. O sofrimento é do próprio viciado e seus circunstantes, amigos e parentes mais próximos. Não entre nessa, adolescente escolar. Há muitas formas de viver decentemente a vida... e gostosa; muito gostosa e saudável: o AMOR!

Léo Miglioli | Gaspar

 

Mudanças na Lei do Procon

Já estava na hora de alguém fazer alguma coisa, pois o Procon de Gaspar é uma mãe para as empresas e um carrasco com o consumidor. Estou aguardando nove meses sendo enrolada na espera de resolverem meu caso, e só marcaram uma audiência neste mês de maio, que infelizmente nem estou criando expectativas, já que chegaram a me ?aconselhar? a aceitar que meu produto não tinha conserto, que eu pegasse meu notebook e que levasse para outro lugar que era o melhor. Melhor para quê? Para a empresa, minha gente. A grande solução era essa, colocar debaixo do braço meu notebook, que entrou na empresa para uma simples resolda e está saindo com outro problema, muito mais sério, já que eles danificaram uma peça. É uma falta de respeito com o consumidor, eles fazem de tudo para a pessoa desistir ou acabar pagando um advogado por contra própria para ficar mais de um ano por uma solução. Chega de tanta incompetência, chega de passarem a mão na cabeça dos empresários, isto é uma vergonha para a população que não merece tanto descaso, um povo castigado por tanta indiferença. Eu não vou desistir, vou continuar lutando por meus direitos.

Miriam Torres | Gaspar


Edição 1585 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.