Ser voluntário
Quantas vezes já nos perguntamos o que nos leva a ser voluntários? Tornar-se voluntário significa atender à uma vontade que se transforma em um ideal. Ser voluntário é consequência da tomada de consciência de que podemos tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
Quero parabenizar a vocês voluntários por perceberem o que ocorre à nossa volta e importarem-se de fato? Por buscarem promover uma transformação efetiva através de atitudes e não apenas de discursos, por preocuparem-se com aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades que nós, por estenderem a mão em sinal de solidariedade a quem necessita. A todos os professores, funcionários e a diretora da Apae, Rosa Mason, que trabalharam incansavelmente para o melhor funcionamento do bazar em prol da Apae. Maravilhoso evento que obteve sucesso, graças à competência desta maravilhosa equipe. Parabéns a todos nós!
Jacqueline Andrade | Gaspar Mirim
Servidores Públicos
A administração municipal prometeu um plano de carreira e salários para os servidores e ele está aí. O plano foi aberto para discussão entre os servidores, e o que a gente vê é um grau de intolerância muito grande. O fato é que ele precisa ser melhor trabalhado, em algumas partes ele melhora muito a estrutura administrativa da Prefeitura de Gaspar, mas querer criar comissões para avaliar servidores é dar tiro no pé, é estalar um futuro clima de terrorismo, é favorecer a bajulação, o puxa saquismo. Negócio é dar um prazo maior para ele ser discutido, que tal aprovar o plano depois de discutido e melhor pensado? No dia primeiro de maio de 2012? Assim, o agora presente de grego, vira um prêmio de democracia para uma administração que se quer madura e responsável diante de sua comunidade e dos servidores municipais que tanto faz por Gaspar.
Juarez Rezende Araujo| Balneário Camboriú
Indignação
No último sábado, precisando levar uma injeção de antibiótico, fui ao Hospital de Gaspar. Chegando lá, a atendente disse que esse serviço se encerrava às 10 da manhã. Ao insistir pela injeção, ela disse que faria, mas cobrando em torno de R$10 mais o material utilizado. Eu não entendi muito bem o porquê da recusa, ainda mais porque o hospital estava vazio. Eu não fui pedir o antibiótico, eu já tinha comprado numa farmácia. Eu fiquei assustado com a frieza da atendente. Eu estava com dor naquele dia e eu precisava levar a injeção. O ?máximo? que ela fez foi cobrar ?pelo serviço?, mesmo eu apresentando plano de saúde. Estranho, ela não é paga com dinheiro público para estar lá? Por que eu tenho que pagar por algo que teoricamente já é pago? É esse o sistema de saúde tão elogiado pelos governantes?
Paulo Vitor Lanznaster Spengler | Gaspar
Corrupção
Dia 15 de novembro foi lembrado com passeatas por todo Brasil contra a corrupção, pessoas das mais diversas cidades foram às ruas manifestar-se contra este mal que acaba pouco a pouco matando milhares de brasileiros, pois o dinheiro que é desviado ali ou aqui. Os escândalos são dos mais diversos, desde dinheiro desviado de merenda escolar até dinheiro desviado para compra de remédios e ambulâncias, ou para conservação de estradas ou construir pontes. Mas, o mais interessante está nos contratos firmados com empresas prestadoras de serviços ou fornecedores, ali começa a grande corrupção. Temos leis que deveriam conte-lo, como é a Lei 8.666 que trata de licitações, mas a mesma não funciona. Será por que? Por que se tem uma lei onde diz que se tem que comprar pelo menor preço, e vemos que todas as obras públicas são mais caras que as obras privada? Por exemplo: 1,8 milhão para se construir uma creche, se sabemos que o metro quadrado construído gira em torno de 800 reais, então algo não esta batendo não é mesmo?
O problema da corrupção está na morosidade da Justiça e na nossa própria inércia já que não fazemos nada. Até em primeiro momento nos indignamos, bravejamos, mas depois vem a novela e esquecemos de tudo, o povo não esta nem aí, não participa. Até mesmo a massa pensante, que antigamente pintou a cara para tirar um presidente hoje se corrompeu. Não se vê mais a CUT em nenhuma manifestação contra a corrupção. Também se corromperam. Mas voltando ao título o ?Por que é fácil a corrupção no Brasil?... Simples, isso tudo acontece por que nossas leis são brandas ou não são aplicadas desde de João de Deus e os anões do orçamento do governo Collor (isso é o que tenho lembrança ), todos roubaram o dinheiro público e enriqueceram e nada aconteceu com eles. Perderam o cargo no governo por denúncias de corrupção, e o que aconteceu com eles? Nada, voltaram para suas empresas, estão dando palestras em universidades ganhando altos cachês, prestam asseessorias, fazem lobbies com grandes empresas junto ao governo, e só.
Continuam normalmente suas vidas ficando cada vez mais ricos, só esperando a hora de voltar ao poder, seja como prefeito de uma grande cidade, ou novamente deputado, senador e tudo mais. A corrupção no Brasil só acontece por duas razões, a inércia do povo e por que não existe nenhuma punição maior para os corruptos. Não vão para cadeia ou são executados como em outros países. E nós só esperando a Copa do Mundo e as Olimpíadas, construídas com muito dinheiro desviado, mas que vai fazer nós brasileiros chorarem em frente a TV com o Galvão Bueno gritando desvairado é hexa, é hexa, e a vida segue....
Luis Cesar Hening | Gaspar
Edição 1344
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).