Foram necessários quatro meses de muito trabalho para erguer a nova residência do casal Ilma Pereira Ingetroin e Germano Odeli e seus dois netos portadores de necessidades especiais, Ismael Lucas Santos Silva, 10 anos, e Oscar Júnior Santos Silva, 5 anos.
A casa foi construída com o apoio da comunidade, que acreditou na idoneidade da campanha "Gaspar Solidária - Construa essa idéia", lançada em junho deste ano e coordenada pelo Jornal Cruzeiro do Vale, com o apoio da Oscip Ação Social Cidadã e do Juizado da Infância e da Juventude.
A campanha arrecadou todos os materiais necessários para construir a nova casa da família, que até então vivia em um pequeno barraco, feito de madeira, alguns tijolos e coberto com finas folhas de eternite, no bairro Margem Esquerda.
A nova casa é toda de alvenaria, foi construída no local onde estava o antigo lar. Tem 60 metros quadrados, dois quartos, uma sala e cozinha, germinadas, e um banheiro, lavação e varanda, onde os avós podem descansar enquanto os netos vão para a Apae.
A família mudou para a nova casa no último sábado, 20. Os móveis ainda são os antigos, porém, pessoas da comunidade já estão se mobilizando para ajudar a família a mobiliar o novo lar.
"Em 66 anos de vida está é a primeira vez que estou morando dentro de uma casa de verdade. Estou muito contente", comemora a avó, que durante todo o período de obras preferiu não visitar o local e ficou surpresa ao entrar em seu novo lar.
Seu Germano acompanhou a obra de perto e também comemora a chegada ao novo lar. "Ficamos muito gratos por toda a comunidade que contribuiu com esta ação. Estamos muito contentes em nosso novo lar", comenta o senhor.
Campanha
Os meninos Ismael e Oscar moram com os avós desde meados de junho de 2006, quando foram retirados de seus pais biológicos após determinação da juíza da Vara da Infância e da Juventude, Ana Paula Amaro da Silveira, que recebeu a denúncia de que as crianças estavam com alto grau de desnutrição, entre outros problemas.
Os avós têm a guarda provisória dos netos e demonstram grande amor, cuidado e carinho para com as crianças, porém, as condições de vida eram precárias. Por isso a juíza determinou que a família precisaria de um novo lar, com mais infra-estrutura para as crianças. Foi essa determinação que motivou a campanha "Gaspar Solidária - Construa essa idéia".
Além da pouca infra-estrutura da casa, os avós também enfrentavam outro problema: a falta de recursos. As despesas com as crianças são altas. Além dos medicamentos caros, os meninos usam fraldas descartáveis. São cerca de dez pacotes por mês. A alimentação também tem que ser especial, e de alto custo.
Sucesso da campanha mostra solidariedade do povo gasparense
A campanha "Gaspar Solidária - Construa essa idéia", chegou ao conhecimento de toda a população gasparense e muitos sentiram-se motivados a ajudar.
Quase todos os materiais de construção foram doados uma semana após o lançamento da campanha. Algumas pessoas preferiam ajudar com a doação de valores em dinheiro. Estes valores foram utilizados para pagar o serviço dos pedreiros. Todas as doações estão sendo contabilizadas pela Oscip Ação Social Cidadã, que em breve fará o balanço das doações recebidas e das despesas da obra.
A história do casal Germano e Ilma, e dos meninos Oscar e Ismael, chegou ao conhecimento do apresentador do programa "Auto Giro", da TV Galega em Blumenau, Nico Herkenhoff, que, após ler as reportagens do Jornal Cruzeiro, decidiu organizar uma ação para ajudar a família.
No próximo dia 8 de novembro o programa promove um jantar beneficente, na Churrascaria Recanto, no bairro Bela Vista. Durante o jantar haverá leilão de quadros e 50% do valor arrecadado com a vendas dos quadros e também com a venda dos cartões do jantar, será entregue à família da Margem Esquerda e também a um jovem com necessidades especiais, Douglas Costa Antunes, moradores do Bela Vista.
Segundo Nico, o valor será repassado para que os avós possam comprar fraldas para os netos. Mais informações sobre o jantar promovido pelo programa "Auto Giro" podem ser obtidas através do telefone 9929-0007.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).