Pelo terceiro ano consecutivo, a parceria entre a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), por meio do SOMOS: Programa Social TBG, e a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC) para o programa Amigos do Zippy incluiu em 2011 a participação de municípios de Santa Catarina.
Ao longo do ano foram beneficiados 1.012 alunos de 35 escolas de ensino fundamental das cidades de Brusque, Luis Alves e Canelinha. A iniciativa também incluiu a capacitação de 129 professores e tutores para a realização das atividades com as crianças. Além dos três municípios catarinenses, a programação contemplou também a cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
No total, o Amigos do Zippy beneficiou este ano 2.416 alunos de escolas públicas do ensino fundamental nestas quatro cidades. Criado na Inglaterra e representado no Brasil pela Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), o Amigos do Zippy é voltado para crianças de seis a sete anos e proporciona atividades para o desenvolvimento emocional e social dos alunos.
O funcionamento do programa depende do envolvimento direto das secretarias municipais de educação e de seus respectivos profissionais. Por essa razão, as atividades também incluem a capacitação de profissionais da área. A decisão de incluir municípios catarinenses no Amigos do Zippy foi tomada pela TBG após as chuvas que atingiram a região do Vale do Itajaí em 2008. No ano seguinte, o programa beneficiou as cidades de Gaspar, Luis Alves, Massaranduba e Tijucas, com o atendimento de 1.294 crianças e a capacitação de 86 professores e tutores de 36 escolas.
Em 2010 foram incluídos Canelinha e Brusque, resultando na participação de 1.881 alunos. O Amigos do Zippy recebe apoio da TBG desde 2007 para atender a municípios localizados no entorno do gasoduto. Ao longo desse período, a parceria entre a TBG e a ASEC beneficiou 8.727 alunos e capacitou 404 educadores de 12 municípios dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Levantamentos realizados com alunos e professores atendidos revelam que o programa foi responsável pela melhoria no desempenho dos alunos, resultando em maior motivação para aprender, valorização da escola e melhor desempenho para a escrita, leitura e raciocínio matemático, além da aquisição de habilidades para lidar com sentimentos, comunicar-se, fazer e manter amizades, resolver conflitos, lidar com mudanças, perdas e dificuldades.
Os critérios para a escolha dos municípios participantes do programa levam em consideração a predisposição do município para a educação integral dos alunos. Entre os requisitos, os municípios precisam estar dispostos a assumir o programa em seus orçamentos a partir do ano seguinte da implantação, para viabilizar a sustentabilidade da iniciativa. Para ampliar o benefício para as crianças e suas famílias, a ASEC desenvolveu o programa ?Amigos do Zippy em Casa? (AZC), que consiste em um programa de educação emocional para pais, com encontros de formação e atividades lúdicas para pais ou responsáveis realizarem com as crianças.
Em 2011 a TBG apoiou o AZC em vários municípios, que já foram atendidos pelo ?Amigos do Zippy? em anos anteriores. Foram atendidas pela iniciativa 456 famílias de alunos de seis cidades. Sobre a Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG)A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG) é responsável pela operação, em solo brasileiro, do maior gasoduto da América Latina: o Gasoduto Bolívia-Brasil, que atualmente transporta aproximadamente 50% do gás natural consumido no país.
Com extensão total de 3.150km, o gasoduto tem 2.593km em território nacional - trecho operado pela TBG - e passa pelo Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - estados que, juntos, são responsáveis pelo consumo de 71% de energia, 75% do Produto Interno Bruto (PIB) e 82% da produção industrial do país.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).