Santa Catarina já tem mais de 18 casos de intoxicação alimentar - Jornal Cruzeiro do Vale

Santa Catarina já tem mais de 18 casos de intoxicação alimentar

25/09/2012

Pelo menos 18 crianças menores de três anos de idade foram internadas em hospitais de Santa Catarina no último final de semana apresentando quadro de cianose central aguda, causada por uma intoxicação alimentar por nitrito.

Todos os casos estão em investigação e tiveram boa evolução clínica, porém, alguns necessitaram de internação em UTI e ventilação mecânica.

Os casos foram notificados nas regiões de Itajaí e Florianópolis e segundo a diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, a doença teria sido detectada após o consumo de leite pasteurizado da marca ?Laticínio Holandes?.

Após a confirmação dos casos a empresa, que tem sua sede na cidade de Biguaçu, foi interditada. A contaminação, segundo levantamentos preliminares, teria ocorrido após o contato de produtos de limpeza na tubulação da produção do leite.  Os produtos da marca foram recolhidos dos supermercados e a orientação dos órgãos competentes é de que não devem ser consumidos.

Em Gaspar, a diretora de vigilância epidemiológica, Angelita Wisbeck, informou que até a manhã desta segunda-feira, 24, não havia nenhum caso notificado. ?Recebemos o alerta da Vigilância Epidemiológica do Estado e vamos comunicar nossas equipes de saúde. Caso alguma mãe perceba os sintomas no filho deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima ou o Hospital?, orienta.

A intoxicação por nitrito é grave e pode levar à morte. Entre os sintomas da intoxicação por nitrito estão arroxeamento da região em volta dos lábios e falta de ar. A substância induz a oxidação do ferro da hemoglobina, o que impede o sangue de transportar oxigênio.

Para orientações relacionadas à assistência, diagnóstico clínico e laboratorial, bem como tratamento, a família também pode ligar para o Centro de Informações Toxicológicas do Estado, no telefone 0800-643-5252.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.