Uma ação integrada da Polícia Civil de Criciúma, envolvendo a Divisão de Investigação Criminal (DIC) e a 2.ª Delegacia de Polícia, apreendeu 42 gramas crack, um revólver calibre 38 e recapturou um foragido da justiça, durante diligências na região do trilho dos bairros Pinheirinho e Tereza Cristina, em Criciúma, hoje (24). Um adolescente envolvido foi levado à delegacia especializada para prestar esclarecimentos e confessou ter matado uma pessoa, motivado por desavença no tráfico de drogas, mas há investigações que apontam o adolescente com o assassinato de mais duas pessoas.
Passo a passo da ação
A ação policial começou nesta manhã, durante busca na residência de um adolescente de 17 anos, e de Raul Lopes Marcello, de 18 anos, que moravam juntos numa casa na beira do trilho do bairro Pinheirinho. Lá foram apreendidos 42 gramas de crack ? suficientes para produzir mais de 200 pedrinhas ? e R$ 466. O adolescente tentou fugir pelos fundos da casa, mas foi detido. Marcello tentou dispensar parte da droga pelo ralo da pia, mas foi contido. Na casa se encontravam três viciados em crack, tendo um deles confirmado que havia acabado de adquirir R$ 100 de crack de Marcello. Este último foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado ao presídio.
Na Delegacia, o adolescente acabou confessando ter sido o autor do homicídio praticado na tarde de 19 de outubro deste ano contra Alexandre Lima, vulgo ?Chile?, morto com quatro tiros na cabeça, às margens do trilho do bairro Tereza Cristina. O adolescente alegou que matou ?Chile?, pois ele era viciado e furtava droga dos traficantes que atuavam na região.
Terceiro assassinato do adolescente: Segundo investigações da DIC, este foi o terceiro homicídio praticado pelo adolescente só neste ano. Todos tinham envolvimento no crime de tráfico de drogas. Além do homicídio de ?Chile?, foram assassinados, em 9 de agosto, Dorca Réus da Silva Correa, morta a tiros na beira do trilho do bairro Pinheirinho, e em 23 de junho, Fábio Demétrio Eleutério, morto a tiros no bairro Paraíso.
Após confessar o homicídio, o adolescente foi encaminhado à Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Criciúma e posteriormente liberado, já que não foi detido em flagrante.
Segunda ação
De posse de informações que o adolescente iria se encontrar com seu patrão no tráfico, Fernando Pedro Jerônimo, de 24 anos, a Polícia Civil seguiu-o. Segundo a DIC, Jerônimo, além de estar foragido do presídio Santa Augusta há 4 meses, quando teve autorizada uma saída temporária e não retornou, possivelmente seria o dono da droga apreendida na manhã de hoje e mandante dos três homicídios praticados pelo adolescente.
O adolescente realmente foi para a casa de Jerônimo, uma casa no bairro Paraíso. Os policiais fizeram a abordagem e buscas na casa. Foram apreendidos um revólver calibre 38 com numeração raspada (que pode ter sido a arma utilizada nos homicídios) e quatro munições. Jerônimo foi recapturado e autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo, sendo reconduzido ao presídio.
Procedimentos
Contra Jerônimo foi também instaurado um Inquérito Policial para apurar seu envolvimento com a droga apreendida pela manhã (24) e com os homicídios praticados pelo adolescente.
Texto: Isabel Muniz Corradini | Assessoria de Imprensa
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).