Aparência, aroma e sabor diferenciados. Essas foram as fórmulas essenciais para que a cervejaria Bierland, de Blumenau, fosse premiada na Copa Cervezas de America, realizada no último mês em Santiago, no Chile. O concurso, considerado o mais importante de cervejas da América Latina, aconteceu pela primeira vez no país e teve como objetivo destacar e fortalecer a indústria cervejeira nacional e estrangeira. O prêmio foi organizado pela revista Alma Cerveza e a empresa Maltexco. Participaram mais de 280 variedades de cervejas, provenientes de 21 países. Além da distribuição de medalhas, o evento também contou com seminários e palestras.
A Bierland, junto com a cervejaria Bamberg, de Votorantim (SP), foram as únicas cervejas brasileiras premiadas no concurso. ?Este reconhecimento comprova o quanto estamos trabalhando pela qualidade de nossas cervejas?, destaca Paulo Bettiol, biersommelier da Bierland. A blumenauense recebeu duas medalhas de bronze com as cervejas Bock e Imperial Stout. A Pale Ale também foi eleita a melhor cerveja na categoria English Pale Ale.
Já a paulista Bamberg recebeu uma medalha de outro com a cerveja Weizen e duas medalhas de prata com a Schwarzbier e Munchen. A marca ainda foi eleita a Melhor Cerveja das Américas.
ESTILOS
De acordo com Bettiol, estima-se que existam mais de 20 mil tipos de cerveja no mundo. ?Pequenas mudanças no processo de fabricação são os responsáveis por toda essa variedade?, aponta. A tipo mais comum de cerveja, que corresponde por 90% do consumo mundial, é o Pilsen, mais popular também no Brasil.
Ainda de acordo com Paulo, o que diferencia os estilos de cada cerveja são parâmetros como a cor, o padrão de amargor e o teor alcoólico. A cor geralmente é medida através do malte de cevada utilizado na fabricação. O amargor é medido pelos lúpulos escolhidos para compor a cerveja e o teor alcoólico pode ser definido a partir da quantidade de malte utilizado na produção.
O biersomelier ainda revela que a crença da cerveja escura ser mais alcoólica é pura lenda. ?Cervejas escuras podem ter teor alcoólico de 3% a 4%. Enquanto que cervejas claras são encontradas com até 12% de álcool?, afirma. Características sensoriais da bebida, como aroma e sabor, também servem de comparação entre uma cerveja e outra. ?Essas características é que definem o estilo da cerveja e que contribuíram para vencermos o concurso. Trabalhamos em busca de reconhecimento e a dedicação para fabricar um produto de qualidade é importante?, declara.
AS PREMIADAS
A Bierland Bock, que recebeu medalha de bronze na categoria, é uma cerveja filtrada e possui cor marrom avermelhada. Mistura cinco tipos de malte de cevada e dois tipos de lúpulo. Conforme Bettiol, o sabor remete a nuances de caramelo, chocolate e leve torrefação. O teor alcoólico é de 5,8%. O estilo Bock tem origem alemã e tem como característica principal a baixa fermentação e o sabor acentuado de malte com amargor.
A Bierland Imperial Stout, que também recebeu bronze no concurso, é caracterizada pelos sabores do malte escuro que podem variar de chocolate até notas de torrefação. O biersomelier afirma que a cerveja possui um perfil levemente frutado, incluindo frutas escuras como uva passa e ameixa.
Fonte: noticenter.com.br
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).