Após atraso, alunos tentam invadir local da prova do ENEM - Jornal Cruzeiro do Vale

Após atraso, alunos tentam invadir local da prova do ENEM

26/10/2015
Após atraso, alunos tentam invadir local da prova do ENEM

Um exame bem feito, que não exige apenas os conteúdos dos alunos, mas pede a capacidade de relacioná-los e contextualizá-los. De acordo com Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano teve nível superior ao de 2014 e cobrou muita leitura e concentração dos candidatos.

"A prova foi muito bem elaborada e exigiu diversos conhecimentos do aluno. O exame não cobra decorebas, nomes ou conteúdos descontextualizados, mas exige que o candidato tenha uma base sólida das matérias", disse o professor.

No geral, a prova foi considerada densa, com temas que os alunos acham difíceis. Uma das questões mais complexas do exame exigiu conhecimentos relativos ao sociólogo alemão Max Weber (1864-1920). Seca no Brasil, estado Islâmico e perguntas relacionadas ao poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade e aos filósofos Simone de Bevouir e Friedrich Nietzsche também apareceram. "Alunos que não se prepararam muito bem ou que não utilizaram todo o tempo disponível para fazer o exame não conseguiram responder aos testes deste anos", disse Moraes.

De acordo com o professor, se a prova seguir o mesmo nível neste domingo, o ideal é que os candidatos leiam todos os enunciados e alternativas com muita atenção e prestem atenção ao modo dividir o tempo para resolver as questões. Neste domingo serão cinco horas e meia para responder aos testes de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física), Matemática e a redação.

"A dica é fazer a prova com calma, pois os estudantes se prepararam o ano inteiro para essas questões. Meu conselho é utilizar todo o tempo disponível e repartir o tempo entre as áreas com bom senso", afirmou Moraes.

 

Fonte/Foto Revista VEJA

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.