No fim de semana, durante as comemorações do aniversário de 173 anos de Blumenau, veio a notícia que todos esperavam: a maior cuca do Brasil é de Blumenau. O Instituto Rank Brasil esteve no ginásio da Escola Pedro Christiano Feddersen, na Vila Itoupava, e certificou que a cuca que lá estava tinha 199 metros e pesava 1.662,27 quilos.
Toda a cuca foi distribuída à comunidade e o responsável pelo preparo foi o empresário Roberto Fritzke. "Estamos acostumados, já é a quarta vez que a gente faz. Mas tivemos um desafio maior, afinal são quase 30 metros a mais do que a última, então aumenta ingredientes, trabalho. Mas felizmente o resultado foi positivo".
A ideia de criar a maior cuca do Brasil é também uma forma de descentralizar as ações que comemoram o aniversário do município. Nas três primeiras edições, a metragem da cuca foi de acordo com o aniversário da cidade. Mas, neste ano, teve de ser diferente. Isso porque a cidade de Agudo (RS) bateu o recorde em julho deste ano. Oos 199 metros da cuca são uma alusão aos 199 anos da Imigração Alemã no Brasil, comemorados em 2023.
O responsável pelo Rank Brasil, Luciano Cadari, explica que o critério deles não é a metragem, mas sim o peso. E o peso da cuca de Blumenau superou os 1.650 quilos da cuca do município gaúcho. “Esse recorde é uma marca da nossa cidade, pois o blumenauense é batalhador e está acostumado a se superar. Em 173 anos de história, foram 95 enchentes. E em todas o nosso povo mostrou superação e resiliência. Isso está no nosso DNA", comentou o prefeito Mário Hildebrandt.
600 quilos de farinha
800 ovos
350 quilos de açúcar
400 quilos de farofa
18 pessoas na produção
24 horas de trabalho
Farofa
Banana com farofa
Linguiça Blumenau
Maracujá
Nata
Pêssego com nata
Abacaxi
Chocolate branco
Chocolate
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).