A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus)de Blumenau emitiu uma nota de alerta em relação ao aumento do número de casos notificados de meningite no município. Os locais em que os casos de Meningite foram notificados receberam um comunicado oficial da existência da doença e foram orientados com medidas de prevenção e controle. O bairro com maior número de casos é o Água Verde.
O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a busca pelos serviços de saúde pode aumentar e enfatiza que os profissionais das unidades estarão atentos para atender e identificar os casos suspeitos. Ele faz um alerta quanto aos sintomas. “Os principais sintomas são: febre, cefaleia, náuseas, vômitos, rigidez na nuca, dor muscular e dificuldade respiratória. Nas crianças pode-se perceber irritabilidade e apatia e recusa alimentar. Vale lembrar que, em caso de sintomas, procure pela sua unidade de saúde de referência”, acrescenta o secretário de Promoção da Saúde.
Entre 25 de junho e 1º de julho, Blumenau registrou seis casos de meningite viral e duas de bactérias não identificadas. Já entre 6 e 12 de agosto foram seis casos no total, sendo dois bacterianos. A Meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e é causada por vírus, fungos e outros agentes ou processos infecciosos.
Formas de prevenção
• Mantenha os ambientes ventilados;
• Lave as mãos com água e sabão frequentemente;
• Mantenha uma higiene rigorosa nos utensílios do dia a dia.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).