As chuvas que caíram sobre a região na semana passada deixaram suas marcas e assustaram os motoristas que passavam pela BR-470 na tarde deste sábado, 6. Mesmo com tempo bom, uma barreira de terra caiu sobre a pista da rodovia federal na região do Belchior, deixando a rodovia interditada durante toda a tarde.
O acesso de veículos só foi liberado no início da noite, por volta das 19 horas, após intenso trabalho da equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura, Dnit, de Rio do Sul. Elifas Levi Marques, engenheiro responsável pelo Dnit, explica que apesar de a pista estar liberada, a orientação é para que motoristas tenham muito cuidado ao passar no local no decorrer desta semana. ?Estamos monitorando o local e vamos tomar providências ao sinal de qualquer novo deslizamento. A situação é grave e exige uma intervenção do Dnit.
Já encaminhamos o caso para Florianópolis e vamos aguardar para ver o que será feito?, explica o engenheiro, que pede aos motoristas para que fiquem atentos às sinalizações colocadas no trecho onde houve o deslizamento de terras.
Contenção
O local onde houve a queda de barreira já havia sofrido deslizamentos no ano de 2008. No local foi construída uma contenção, que não resistiu ao barro e acabou cedendo na tarde deste sábado. Elifas destaca que é necessária a construção de uma nova contenção para evitar que o problema continue, mas afirma que ainda não sabe como os trabalhos serão feitos, pois o trecho atingido será contemplado com a duplicação, fato que exige um planejamento com foco nas obras futuras.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).