A Prefeitura se reunirá nos próximos dias com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para debater a possibilidade de alteração do traçado da ponte do Centro. A ideia é que ela seja construída nas proximidades da rua Alwin Schrader com a rua Paraguai. A localização foi consensuada em uma reunião realizada na segunda-feira, 18, quando o secretário de Planejamento e o de Obras realizaram o segundo debate do assunto com um grupo de engenheiros, arquitetos, urbanistas e pessoas ligadas ao meio ambiente.
De acordo com Alexandre Gevaerd, a reunião se faz necessária porque um projeto da ponte já foi aprovado no BID e agora o Governo precisa formalizar a sugestão de troca do traçado da ponte. O resultado de alguns estudos preliminares, como, por exemplo, o de viabilidade econômica, também será apresentado na oportunidade. Com isso, a Prefeitura terá uma posição formal do BID sobre o assunto. Porém, ainda em novembro de 2012, o Prefeito Napoleão Bernardes já teve uma reunião com o representante do BID no Brasil, Paulo Carvalho, que sinalizou positivamente para a alteração.
Anteriormente, cogitava-se a possibilidade de construir a ponte ligando a rua Rodolfo Freygang à rua Chile. Segundo Gevaerd, as alterações no projeto foram necessárias para que sejam revistas as questões de hidráulica e de fluxo. O projeto previa, também, a construção de uma passarela da rua Itajaí a Prainha. Com as mudanças no projeto, ela não é cogitada no momento e os recursos que seriam necessários para sua construção poderão ser aplicados em outras obras estruturais.
O atual projeto da ponte do Centro, com a passarela, tem custo previsto de R$ 48,8 milhões. O projeto executivo deve ser entregue até outubro deste ano e a ponte, conforme contrato, deve ficar pronta até julho de 2016. Os encontros sobre o assunto com segmentos da sociedade blumenauense continuarão nas próximas semanas para que possa haver o mais amplo conhecimento dos detalhes que envolvem a obra, bem como coleta de opiniões da comunidade. Essas reuniões devem culminar com uma audiência pública aberta a toda a sociedade.
o: TextAssessora de Comunicação | Talita Catie
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).