A Matemática passou a ser vista com outros olhos pelo estudante Vinicius Vicente Carvalho, 11 anos. As teorias distantes e abstratas que eram repassadas pelos professores e vistas com desinteresse pelo aluno, ganharam formas e aplicações práticas que são vivenciadas em sala de aula, possibilitando um contato diferente com a disciplina.
Vinicius está na 6ª série da Escola de Educação Básica Norma Mônica Sabel e na manhã da última quarta-feira, 24, participou de uma palestra que teve como tema a matemática na alimentação. Mais de 60 estudantes puderam experimentar novas maneiras de aplicar seus conhecimentos a práticas vivenciadas no dia-a-dia. "A ideia foi ensinar a disciplina de uma maneira mais interessante, utilizando temas presentes no contexto deles", explica um dos responsáveis pela ação, o professor de matemática Lio Schramm.
A abordagem diferenciada é uma proposta do programa Gestar II, do Ministério da Educação, que envolve as disciplinas de Matemática e Português e tem como objetivo reciclar as práticas didáticas dos professores. Para isso, os profissionais participam de um curso de capacitação de 300 horas, que será ministrado até o final do ano através de reuniões semanais.
Para Lio, o grande diferencial do programa é a relação entre a teoria e a prática. "Muitos alunos que não demonstravam interesse em sala de aula passaram a participar ativamente das atividades. Agora, quando trazemos um novo assunto, deixamos que os alunos façam todas as perguntas que quiserem e construam o conhecimento", revela o professor.
A diretora adjunta do educandário, Kátia Rozana Spengler, acrescenta que a utilização de um material novo contribui para este movimento de descoberta. Kátia avalia que a relação entre o concreto e o abstrato, através da aplicação prática do conteúdo trabalhado em sala, é um dos principais fatores responsáveis pelo aprendizado. "Uma vez que o estudante vivencia o problema, ele adquire aquele conhecimento e dificilmente irá esquecê-lo", destaca.
Alunos aprovam o projeto"Gostei bastante da palestra. Pude aprender sobre anemia e outros assuntos interessantes. Prefiro aprender matemática assim".
Amanda Schmitt, 12 anos
"Foi bastante interessante. Aprendemos até sobre a alimentação dos morcegos. Agora estou começando a gostar mais de matemática".
Vinicius Vicente Carvalho, 11 anos
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