Os alunos da rede municipal de ensino já podem se inscrever no projeto "Protetor Ambiental", que possibilita aos estudantes a oportunidade de participar de um curso sobre preservação do meio-ambiente com o objetivo de formar agentes multiplicadores.
As inscrições foram abertas na última terça-feira, 8, durante uma reunião entre educadores e coordenadores do projeto, realizada no auditório da Ditran, anexo à Prefeitura.
A diretora geral de Educação, Lúcia Helena Teixeira de Melo, conta que a intenção é de treinar os estudantes para que eles possam atuar em conjunto com ações ambientais da Polícia Militar Ambiental. "Este é um projeto sério e os alunos que participarem poderão contribuir muito com a manutenção do meio ambiente. Além disso, poderão repassar seus conhecimentos para outras pessoas na comunidade em que estão inseridos", explica.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar Ambiental, a empresa Bunge Alimentos e a Prefeitura e as aulas iniciam no próximo dia 26 de agosto, com previsão de conclusão em 27 de novembro.
O treinamento acontecerá nas terças e quintas, das 14h às 17h, no Auditório da Bunge. O curso será ministrado pela Polícia Militar Ambiental e inclui as disciplinas de fauna, flora, poluição, lixo, pesca e legislação ambiental. Os alunos terão transporte e alimentação gratuita.
Com um total de 120 horas de duração, o projeto permitirá ao estudante aprender sobre o meio-ambiente na prática através de viagens de campo, que devem ser realizadas pelo menos duas vezes no decorrer das atividades.
Para este semestre, serão selecionados 30 estudantes de 12 a 15 anos incompletos e que estudem no turno matutino, uma vez que o curso acontece à tarde. No primeiro semestre de 2009 o curso será oferecido no turno matutino, abrangendo os alunos que estudam no período vespertino.
Para participar, os alunos devem procurar os diretores de suas escolas e pedir a ficha de inscrição. Uma vez que estiverem inscritos, a Polícia Militar Ambiental irá aplicar um teste composto de 25 questões objetivas. Os primeiros colocados de cada escola, pública ou privada, asseguram uma vaga no curso.
As outras vagas serão ocupadas pelos estudantes que atingirem as melhores notas no teste. Para esta segunda parte do processo de seleção, apenas poderão participar estudantes de escolas públicas do município.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).