Prevenir para não remediar - Jornal Cruzeiro do Vale

Prevenir para não remediar

07/03/2014 10:11

O secretário de educação de Gaspar, Neivaldo Silva, anunciou nesta semana que a ordem de serviço que autoriza a execução das obras de prevenção contra incêndio na Escola Municipal Norma Mônica Sabel, no bairro Margem Esquerda, será assinada durante a próxima semana. 

Como o Cruzeiro do Vale reportou já em fevereiro de 2013, não somente a Norma Mônica Sabel, mas em inúmeros educandários gasparenses, de esferas municipais, estaduais e até particulares foram apontados problemas pelo Corpo de Bombeiros referente a sistemas de prevenção de incêndios. Diagnosticada pelas autoridades competentes como uma das escolas em que havia mais preocupação, devido à existência de três pisos e de somente uma saída de escape, a instituição de ensino Mônica Sabel terá, finalmente, mais acessos às escadas e a criação de uma segunda saída de fuga, assim como quesitos da estrutura de segurança, como colocação de extintores e mangueiras.

Vale ressaltar aos olhos da sociedade de Gaspar e da comunidade escolar do município a importância de se cobrar dos devidos órgãos para que os demais educandários sejam também contemplados com obras preventivas. É preciso haver consciência para combater o que há no país, muitas vezes, uma rede em que se entrelaçam inépcia administrativa, omissão do poder público e conformismo do cidadão comum, também responsável por prevenir e evitar possíveis tragédias. 

No horizonte das escolas municipais, mesmo de forma gradativa durante o ano letivo de 2014, estão previstas obras semelhantes à da Mônica Sabel. Escolas como Ervino Venturi e Sônia Gioconda Beduschi Buzzi serão as próximas da lista da Secretaria de Educação. As demais passarão por ajustes e reformas conforme as necessidades. Menos mal, melhor prevenir do que remediar.

Edição 1568
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.