Por Herculano Domício - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Herculano Domício

09/10/2021

Translúcida I

Peço desculpas aos leitores e leitoras da coluna. Estou com preguiça, mas não cansado, apesar da idade avançada. Esses políticos que fazem da política um plano de carreira profissional com o dinheiro do povo, apostam no meu cansaço, no meu medo, nos prejuízos que me causam, no constrangimento permanente para que eu desista. Ainda não perceberam que estão enganados. Convido o PT daqui - que fez a mesma coisa contra mim por anos seguidos - a testemunhar a meu favor. Ou seja, não deu certo.

Translúcida II

Retomo: vou usar a foto-meme-intimidação publicada nas redes sociais do chefe de gabinete, o secretário interino da Fazenda e Gestão Administrativa, o presidente da Comissão Interventora do Hospital de Gaspar, o presidente do PSDB de Gaspar, o presbítero Jorge Luiz Prucino Pereira. Ufa! Ela fala muito mais do que a possível minha montoeira de palavras explicativas. Ele está reclamando que está obrigado a prestar contas aos fiscais do povo, os vereadores nas dúvidas que lhes parecem ser esclarecidas. O óbvio.

Translúcida III

Pereira se queixa que tem que trabalhar para esclarecer, prestar contas, apesar de ser esta a função dele e ser pago pelo povo para isso. Ou então não devia assumir estas responsabilidades. Ele reclama da oposição. Em Gaspar, todavia, esta baita oposição está circunscrita a um só vereador: Dionísio Luiz Bertoldi, PT. Alexsandro Burnier, PL, não conta nesta conta. Os demais, pertencem a Bancada do Amém, onde estão onze dos 13 vereadores (MDB, PSD, PP, PDT e PSDB). Em tese, todos apoiam o governo de Kleber Edson Wan Dall, MDB, e Marcelo de Souza Brick, PSD.

Translúcida IV

Na verdade, Pereira está reclamando de um aliado coerente - que não se ajoelha - e que resolveu exercer a função de vereador, o funcionário público municipal, cadeirante, sem as pernas, Amauri Bornhausen, PDT. O poder de plantão já tentou enquadrá-lo de todas as formas, inclusive na humilhação que o levou a um enfarte, hospitalização e procedimentos. Amauri resolveu pedir assinar dois requerimentos e pedir informações sobre o Hospital e a área da Saúde. O poder de plantão ficou doido o tratou como um infiel e Pereira, como um oposicionista. Sintomático. É sempre assim! Nem se queixar do mau atendimento os doentes e seus parentes podem.

Translúcida V

O que se quer esconder o que se passa nas entranhas do Hospital, o qual ninguém sabe quem é o verdadeiro dono dele? Sempre assim! Como diz o ex-procurador geral do município - ao tempo do ex-prefeito Adilson Luiz Schmitt, eleito no MDB -, o advogado, Marcos Aurélio de Souza, ali não há casamento formal, mas uma união estável. Ou seja, é como se municipalizado fosse, pois não há como retornar à filantropia. Então, o Hospital, a prefeitura estão obrigados à prestação de contas públicas. Se o Hospital escolheu este caminho, não há porque reclamar o presidente da comissão Provisória e fede de gabinete do prefeito reclamar. A indignação é porque é de um vereador que deveria ficar quietinho, mas não ficou. Mais eu conto no blog www.olhandoamare.com.br

TRAPICHE

A criação do Vale Marmita, em dinheiro, na conta mensal dos vereadores deu caganeira. Os vereadores tentaram contê-la, mas não teve jeito. O fedor infestou e irritou seus eleitores e eleitoras e às vésperas das eleições gerais. Os cidadãos e cidadãs, conscientes, venceram os políticos no seu mundinho à parte.

O presidente da Câmara, e autor da ideia de jerico, Francisco Solano Anhaia, MDB, abortou nesta quinta-feira. O Projeto de Lei deu entrada oficialmente na Casa na sessão de terça-feira. Antes disso já era polêmico na cidade.

O único vereador que disse que votaria contra se a ideia fosse adiante, foi Dionísio Luiz Bertoldi, PT. E o poder de plantão, irritado, deu às glórias ao PT ao invés de reconhecer como um erro dos seus “çabios” que lhes criam adversidade.

Alexsandro Burnier, PL, por exemplo, defendeu publicamente a iniciativa. Segundo ele, a matéria foi amplamente discutida entre os vereadores. Pior: era para ser bem maior do que os R$ 450,00 hoje dados em cartão como Vale Alimentação aos servidores que trabalham todos os dias, o mês inteiro.

Na Câmara, os vereadores têm uma sessão por semana. Ela dura em média uma hora e meia à noite. Alexsandro argumenta que fez da vereança uma profissão e por isso acha que é legítima essa sua percepção. Levou um esfrega sem tamanho dos seus eleitores e eleitoras.

Já Cleverson Ferreira dos Santos, PP, um dos autores do projeto por exatamente pertencer à Mesa Diretora, depois que viu o barco virar e teve certeza que tudo seria revogado no dia seguinte por uma reunião convocada as pressas por Anhaia, gravou um áudio na quarta-feira à noite dizendo que não tinha sido consultado sobre a criação desse projeto. Meus Deus!

Na verdade, por detrás de tudo isso está à insensibilidade dos políticos com os pagadores dos pesados impostos, desempregados, em plena crise econômica e alta inflação; uma armação de gente experimentada como revelei no blog www.olhandoamare.com.br, bem como um teste de fidelidade do governo e do grupo que quer continuar mandando na Câmara.

Parabéns. Esta é a Gaspar acordada!

 

Edição 2023

Comentários

Herculano
18/10/2021 09:52
Aos meus leitores e leitoras, as minhas desculpas.

A redação ainda não programou a coluna que publicou na edição impressa de sexta-feira que teve como título no jornal "A Jogada Evangélica I, II, III e IV" além de abordagens no Trapiche sobre os bastidores do recuo na Câmara do Vale Marmita.


A coluna como alguns acréscimos, está publicada desde sexta-feira no blog www.olhandoamaré.com.br que você pode acessar diretamente do seu smartphone, ou tablet ou desktop.

Ela ganhou O sugestivo e esclarecedor título: KLEBER NÃO ESTÁ MAIS GOVERNANDO; ESTÁ EM CAMPANHHA E A REBOQUE DO MARKETING EVANGÉLICO

Acorda, Gaspar!

Também pode acessar
Herculano
09/10/2021 11:35
VOCÊ LEITORA E LEITOR DESTA COLUNA PODERÁ TER MAIS DETALHES DESTE E OUTROS COMENTÁRIOS ACESSANDO O BLOG WWW.OLHANDOAMARE.COM.BR NO SEU SMARTPHONE, TABLET OU DESKTPOP

ACIMA, TEM UM LINK, SE VOCÊ PREFERIR. ELE DÁ DIRETO NO BLOG

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.