Eleições em Gaspar: quadro atual tem quatro pré-candidaturas - Jornal Cruzeiro do Vale

Eleições em Gaspar: quadro atual tem quatro pré-candidaturas

18/09/2015

polissaGG.jpg

PT

O partido garante que vai ter candidatura própria, mas ainda não definiu um nome. O atual secretário de Obras, Lovídio Bertoldi, e a vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa são os favoritos, mas não se descarta a filiação de um terceiro nome com viabilidade eleitoral até o dia 3 de outubro.
Sobre alianças, embora o partido diga não fechar portas a ninguém, os mais próximos são PDT e PRB, que estiveram com Zuchi em 2012 e fazem parte do governo. Mais distantes, aparecem o PCdoB, que deixou o governo em 2014, e o PP.

PMDB
Com o nome de Kleber definido praticamente desde a disputa de 2012, o PMDB busca apoio de partidos como o PP, com quem as conversas estão mais adiantadas, e até mesmo o PSDB, que esta semana anunciou a chegada de Andréia Nagel. Há diálogo também com outros partidos como PSC e PCdoB. Segundo o diretório, o único partido com quem não há possibilidade de acordo é o PT, a quem há forte rejeição interna. O partido trabalha no início de um plano de governo e pretende apresentar candidatos a vereador em todos os bairros.

PSD
O PSD confirma que mantém uma boa linha de conversa com PSDB e DEM, fortalecidos com a nova filiação desta semana. Além disso, tem conversas marcadas com PCdoB, com quem o partido já mantém aliança no Estado, e também se aproxima de legendas como PP e PSB. O diretório municipal reconhece que houve conversas também com o PMDB, mas que nesse caso elas não avançaram e hoje essa possibilidade estaria mais distante. O partido garante que não fará alianças visando apenas ao resultado eleitoral.

PSDB
No anúncio da filiação da agora pré-candidata a prefeita Andréia, o presidente do partido em Gaspar, Renato Nicoletti, tratou de manter as portas abertas para os demais partidos. No entanto, reconheceu uma aproximação maior com o PSD do que com o PMDB, pelo fato deste último já ter Kléber definido como candidato. Independentemente da escolha por candidatura própria ou apoio a outra chapa de oposição, os tucanos praticamente já contam com o apoio do DEM, antigo lar de Andréia.

PARTIDO PROGRESSISTA
O partido mantém conversas mais estreitas com PMDB e PSD. Esta semana, uma reunião está marcada com o PSDB. O nome do presidente do diretório municipal, Luís Carlos Spengler Filho, o Lu, é especulado como possível vice em uma chapa com o PMDB. Diretório municipal ainda não descarta candidatura própria, mas cenário é pouco provável.

DEMOCRATAS
A saída de Andréia para a pré-candidatura pelo PSDB e a permanência de Luiz Nagel na presidência do DEM praticamente sela uma aliança para o próximo ano. A dúvida é saber se os dois partidos se juntarão a uma das outras duas candidaturas de oposição ou se manterão a promessa de candidatura própria, possivelmente aglutinando mais partidos.

PDT e PRB
Devem repetir a aliança de 2012 com o PT. Ambos pretendem indicar o nome do vice e focar na eleição de vereadores.

PSB
O partido ainda não definiu apoio, mas a executiva regional vem mantendo diálogo próximo com o PSD.

PPS e PCdoB
Abertos para alianças com qualquer partido.

PSC e PV
Os presidentes dos diretórios municipais não foram encontrados

Edição: 1716

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.