Candidatos a prefeito de Gaspar respondem questionamentos do Sintraspug - Jornal Cruzeiro do Vale

Candidatos a prefeito de Gaspar respondem questionamentos do Sintraspug

03/11/2020

Os cinco candidatos a prefeito de Gaspar receberam, através de ofício, seis perguntas elaboradas pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Gaspar. Os questionamentos foram enviados no mesmo dia e todos tiveram o mesmo espaço e tempo de resposta. Para que os temas relacionados ao funcionalismo público cheguem com mais facilidade aos servidores, o sindicato vai publicar na íntegra, durante três edições do Cruzeiro do Vale, as perguntas e as respostas.

 

Como o senhor pretende valorizar a carreira dos servidores efetivos de Gaspar?

O senhor pretende discutir o assunto com o sindicato e servidores?

 

Wanderlei Knopp
DEM - 25

Os servidores públicos são pilares essenciais na administração pública, pois são eles que entregam o serviço na ponta para toda a nossa população. Pretendemos dar-lhes o devido valor e respeito, há tanto tempo esquecido, reconhecendo que são eles que possuem a maior experiência nesse quesito, discutindo ainda com muita seriedade seus Planos de Cargos e Salários. Pretendemos evitar indicações de cargos comissionados desnecessários e, se fizermos, jamais optaremos pela escolha política, mas sempre por opções técnicas e priorizando os cargos de chefia para os mais experientes, como os próprios servidores de carreira. Queremos manter um diálogo forte e alinhado com todos, sindicalizados ou não, informatizando e otimizando a aplicação dos recursos públicos empregados com eles e sempre entendendo e vivenciado a realidade dos nossos servidores em cada uma de suas áreas em tempo real.


***

Amarildo Rampelotti
PT - 13

Como servidor e sindicalista aposentado da CELESC, conheço as demandas e necessidades da classe. Valorizarei a carreira de todos os servidores, começando por aqueles que recebem o piso salarial até os servidores que recebem maiores salários. Terei uma atenção especial aos servidores com menor poder aquisitivo, que foram prejudicados com a retirada de direitos nos últimos quatro anos, como por exemplo, o benefício alimentação. Passarei a pagá-lo, na medida do possível, em pecúnia e na folha de pagamento. Junto aos servidores, vou retirar da gaveta todos os planos de carreira pré-constituídos e não discutidos ainda. Um dos meus primeiros atos de governo será dedicado especialmente à valorização dos servidores. Já em janeiro de 2021, formarei uma comissão paritária. Servidores e poder público terão a missão de apresentar uma proposta concreta e viável no prazo de um ano. E ainda vou rediscutir a venda da folha de pagamento.


***

Sérgio Almeida
PSL - 17

Sim. Pretendemos implantar o plano de cargos e salários da categoria; Equiparação salarial das distorções existentes; Retorno do pagto do auxilio alimentação em pecúnia.

 

***

Kleber Wan-Dall
MDB, PSD, PP, PDT, PSDB - 15

Desde que assumimos a Prefeitura temos um canal direto e aberto com o Sindicato, sempre tratando de assuntos de interesse do servidor e buscando atender as necessidades e anseios a classe. Estamos, desde então, junto com o Sindicato, discutindo e montando o Plano de Cargos e Salários. Ele já está pronto e só não foi para aprovação da Câmara de Vereadores ainda, pois a legislação eleitoral não permite esse ato neste ano. No nosso plano de ação para os próximos anos, além da implementação desse Plano de Cargos, vamos desenvolver ações voltadas à saúde e qualidade de vida do servidor. Para os servidores da educação vamos dar continuidade ao trabalho de garantir o direito à hora atividade para todos os professores.


***

Rodrigo Althoff
PL - 22

O diálogo será constante com os representantes da categoria. Se eleito for, pretendemos instituir o Plano de Cargos e Salários para todas as Categorias dos Servidores Públicos da Prefeitura Municipal, Autarquias, como Samae e da Fundação Municipal de Esporte e Lazer. O mesmo será elaborado em parceria com o SINTRASPUG e demais Servidores, através da criação de uma Comissão Mista. Esta Comissão Mista irá debater um Plano de Cargos e Salários sustentável e que permitirá a devida valorização de todos os Servidores Públicos do Município de Gaspar. Faremos o redimensionamento da força de trabalho nos diversos setores, tendo por objetivo conhecer as potencialidades dos servidores. Muitos servidores, hoje, têm formação superior ou cursos complementares ao cargo ocupado, e possuem condições de colaborar em outras frentes. Além das funções gratificadas, pretendemos aproveitar estas potencialidades nos cargos de chefia.



Qual a sua opinião sobre a privatização total ou parcial do Samae?

Se favorável, como ficam os servidores da autarquia?

 

Wanderlei Knopp
DEM - 25

A SAMAE é peça essencial na vida dos gasparenses, é ela que entrega a fonte de nossa saúde que é a água. Mas infelizmente nunca foi enxergada desta forma, a última letra em seu nome (E), que deveria representar o Esgoto, fica só no título. O esgoto de fato não é tratado, hoje é jogado diretamente em nossos ribeirões, chegando aos rios e mares. Encarecendo nosso próprio tratamento e influenciando na saúde da nossa população. Queremos, aproveitando a oportunidade do Novo Marco de Saneamento sancionado em 15 de Julho pelo Presidente Bolsonaro, iniciar um trabalho que auxilie os próximos governos da cidade a alcançarem a meta de garantir que 90% da nossa população tenha acesso ao tratamento e a coleta de esgoto até 2033. Para isso planejamos remover os cargos comissionados e iniciar uma privatização gradual da autarquia, respeitando os servidores de carreira dela e ouvindo-os no próprio processo, já que são os maiores experientes.


***

Amarildo Rampelotti
PT - 13

A água é um bem público e direito de todos. Não pode ser privatizada para gerar lucro a uma empresa. Sou totalmente contra a privatização do SAMAE, seja parcial ou total. Não podemos admitir que uma autarquia que sempre desempenhou um papel fundamental no tratamento e distribuição de água potável do Município seja usada politicamente. Vou valorizar os servidores públicos efetivos do SAMAE, que conhecem muito bem e sabem o que deve ser feito na autarquia. O SAMAE não será cabide de emprego. Não é concebível termos cargos comissionados dentro da autarquia que não conhecem nada do serviço. Eles estão lá apenas por indicação de partido político e não contribuem em nada para a comunidade gasparense. Essa discussão quanto à privatização se deve à má gestão dos recursos humanos e financeiros da autarquia. Comigo prefeito o SAMAE voltará a ser admirado por todos os gasparenses pela sua excelência e trabalho.


***

Sérgio Almeida
PSL - 17

Totalmente contrário.

 

***

Kleber Wan-Dall
MDB, PSD, PP, PDT, PSDB - 15

O Samae é uma importante autarquia da administração pública municipal com 120 servidores. Além de prestar um serviço essencial para a população, ela tem arrecadação própria, o que garante a sua autossuficiência. Não vejo a necessidade de privatizar o Samae nesse momento. Nossa proposta, inclusive, é valorizar e fortalecer ainda mais para que possamos oferecer um serviço com ainda mais qualidade. Estamos tirando do papel a obra de esgotamento sanitário, ampliando a captação, tratamento e distribuição de água, temos projetos importantes para a coleta e destino correto de resíduos. Tudo isso só é possível graças ao trabalho de todos os valorosos servidores do Samae. Portanto, não pretendemos privatizar o Samae.


***

Rodrigo Althoff
PL - 22

Sou totalmente contra. O Samae é superavitário. Como uma Autarquia, merece sim todo o nosso empenho para fazer o que realmente está previsto no Plano Municipal de Saneamento, e que é estabelecido por Lei Municipal, inclusive. Estudos indicam que, para cada real investido em Saneamento, economizamos pelo menos quatro reais em Saúde Pública. Com a aprovação do Marco do Saneamento, temos de elaborar projetos e captar recursos para ampliar a Rede Coletora de Esgoto, bem como construir a Estação de Tratamento de Esgoto - ETE e melhorar os serviços de coleta e destinação dos resíduos sólidos. É preciso melhorar a logística para aproveitamento econômico do resíduo reciclável. Muitas regiões tem problemas de abastecimento de água potável, por isso precisamos respeitar a autonomia e a missão do SAMAE.



Quer receber notícias direto no seu celular? Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp do Cruzeiro do Vale 

 

 

Edição 1975

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.