Solução viária: Contorno de Gaspar tem projeto finalizado - Jornal Cruzeiro do Vale

Solução viária: Contorno de Gaspar tem projeto finalizado

28/10/2014

Após mais de dois anos de espera, o Departamento Estadual de Infraestrutura, Deinfra, confirmou a conclusão do projeto executivo do Contorno Viário de Gaspar, executado pela empresa Iguatemi. No total, o estudo, que buscou soluções para os 22 quilômetros do trajeto do contorno, apontou um levantamento de R$ 300 milhões para a execução da obra.

Com a conclusão do projeto, segundo informações da SDR, a missão passa a ser a busca por recursos para garantir a execução. Em avaliações anteriores, o governo do Estado já havia considerado alto o orçamento que vinha sendo previsto no projeto. Em maio deste ano, a vereadora Andreia Zimmermann Nagel (DEM) e uma comissão com representantes de diferentes setores da cidade esteve na sede do Deinfra, em Florianópolis, para buscar informações sobre o andamento do projeto, que até então não havia sido concluído. Na ocasião, foi definido que o projeto deveria ficar pronto entre o final de julho e o início de agosto.

Reuniões

A vereadora lembra que um dos encaminhamentos da reunião foi o agendamento de um encontro com o governador Raimundo Colombo (PSD) para reafirmar a cobrança pela execução da obra. No entanto, o encontro acabou não sendo agendado antes de o governador se licenciar do cargo para se envolver na campanha eleitoral e disputar a reeleição. ?Tentamos o agendamento da reunião através do presidente estadual do nosso partido, Paulo Gouvêa. Com a conclusão do projeto e a reeleição do governador, queremos dar sequência a esse processo para cobrar do governador o andamento do projeto?, ressalta a vereadora, estipulando novembro como o mês para conseguir a reunião entre a comissão gasparense e o governador.

Em partes

Embora não confirmada pelas autoridades que acompanham de perto o projeto, uma das possibilidades sugeridas é a execução da obra por partes, já que o primeiro trecho, entre a Malwee e a rodovia Ivo Silveira, exigiria menos recursos para sair do papel. O trecho final, entre a Ivo Silveira e a Ponte do Vale, por possuir um solo mais instável, ficaria para a segunda etapa da obra.

Edição 1635
 

fotopg8abre1colorMD.jpg fotopg8abre2colorMD.jpg

Comentários

Jefferson
28/10/2014 14:17
Com essa importante obra, caso saia do papel, esperamos que no mínimo, conste no planejamento, a construção de ciclovias, calçadas, passarelas e acostamento em todo trajeto. Fica mais barato pensar antes, do que "ajeitar" depois. Contamos com nossos vereadores que nos representam. Para fiscalizar e cobrar.
Aberesio
28/10/2014 13:06
Ao ver o mapa, nota-se o crescimento sem planejamento. Olha a curva que a nova estrada irá fazer. Se andarmos pelas pouquíssimas marginais ao longo da Jorge Lacerda, o que encontramos são casas, indústrias em lugares que deveriam ter tido continuidade na criação de vias alternativas de trânsito. Agora vai R$300 milhões pois a especulação imobiliária prevalece em todos os lugares.
LUCIANO DA CUNHA
28/10/2014 11:48
O QUE TODOS GASPARENSES QUEREM SABER

SE VAI SAIR DO PAPEL?
QUANTO TEMPO VAI LEVAR PRA FICAR PRONTO?
SE NÃO VAI PARAR IGUAL A PONTE DO VALE?
E SE VAI SERVIR DE PALANQUE PRO LULA EM 2018?

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.