Usuários e funcionários reclamam das condições do Terminal Urbano de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Usuários e funcionários reclamam das condições do Terminal Urbano de Gaspar

27/09/2016
Usuários e funcionários reclamam das condições do Terminal Urbano de Gaspar

Vazamentos nos banheiros, falta de materiais de limpeza, grades de segurança enferrujadas, pintura atrasada, infestação de aranhas, bebedouros estragados, falta de bancos adequados e pisos quebrados. A lista de carências do terminal de ônibus de Gaspar é longa e a precariedade reflete diretamente nos funcionários, que passam boa parte do seu dia no local; nos passageiros, que utilizam os serviços de ônibus diariamente; e nos turistas, que têm seu primeiro contato com a cidade através da rodoviária.

A insatisfação com a situação do terminal chegou à redação do Cruzeiro do Vale na manhã desta terça-feira, 27 de setembro, por meio das redes sociais. Bernadete Bernarski, moradora do bairro Bela Vista, utiliza o transporte coletivo diariamente para ir ao trabalho e, esta semana, um vazamento saindo do banheiro feminino chamou a sua atenção. “Você desce do ônibus e pisa direto no esgoto”, afirma Bernadete, avaliando de forma negativa a situação do terminal.

Um funcionário da área da limpeza, que prefere não se identificar, afirma que já teve que comprar produtos com o próprio dinheiro para que pudesse trabalhar. “Faz um mês que eu trabalho aqui. Cheguei com vontade de trabalhar e querendo dar uma geral em tudo, mas às vezes não dá, faltam os produtos de limpeza. Esses dias, eu fui lá e comprei com o meu dinheiro, para não ficar sem fazer nada. O mesmo aconteceu com a tinta que pedi para pintar os muros. Quero deixar o terminal mais apresentável e limpo, mas assim fica difícil”, conta o trabalhador.

Carla Benevenutti, funcionária da lanchonete situada no terminal, afirma que a reclamação por parte dos usuários do terminal é frequente e embaraçosa. “Todo dia reclamam da sujeira e mau cheiro dos banheiros, que vivem com problemas. Pra mim é complicado, pois já levei essas questões até o órgão público, mas ninguém dá um jeito nisso de uma vez. Trabalho com comida aqui, mantenho tudo limpo, mas como a lanchonete é próxima do banheiro, muitas vezes perco clientes. Passo nove horas do meu dia aqui e muitas vezes não consigo utilizar o banheiro”.

O que diz a Auto Viação

De acordo com o fiscal da Auto Viação do Vale, Adilson José Krauss, a responsabilidade pela manutenção e compra de materiais de limpeza é da Prefeitura de Gaspar. Ele afirma que as autoridades conhecem a realidade do terminal e que pouca coisa é feita. “Por aqui passam ônibus que trazem pessoas de várias cidades, é a nossa porta de entrada. Os turistas chegam aqui e se deparam com problemas até vergonhosos, como a falta de papel higiênico nos banheiros, por exemplo”, destaca.

Adilson ainda grifa a falta de comprometimento da prefeitura com a manutenção básica do terminal, como a limpeza geral da estação. “Uma empresa terceirizada vence a licitação e vem limpar, mas não tem produtos de limpeza para exercer o serviço. Têm funcionários tirando do próprio bolso o dinheiro para comprar produtos. Esses dias, estávamos com uma infestação de aranhas aqui. Pedi para que solucionassem o problema, mas como ninguém fez, fui lá e fiz”, relata.

O que diz a prefeitura

A equipe do Cruzeiro do Vale entrou em contato com Heriberto Frena, responsável pela mediação entre Prefeitura e terminal, que ficou surpreso com a afirmação da falta de produtos de limpeza. “Nunca faltaram produtos para limpeza e sempre que recebemos uma reclamação, vamos até o local para solucionar o problema. Quanto ao vazamento, já arrumamos essa semana. Atualmente, não temos nenhum problema lá.”.

Bootstrap Slider
 

 

Edição 1769

 

Comentários

Vanessa
27/09/2016 20:52
É muito interessante ter esses problemas no banheiro que fica próximo à lanchonete (numa rodoviaria)que por sua vez deve ser fiscalizado e cuidado pela prefeitura. Porque se alguém tenta colocar uma cozinha pra começar um negócio, por exemplo, a prefeitura faz mil e uma exigência, enche tanto o saco quase fazendo a pessoa desistir...e no caso do terminal não estão nem aí !!

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.