Prefeitura de Gaspar cancela contrato com empresa que executa obra na rua Frei Solano - Jornal Cruzeiro do Vale

Prefeitura de Gaspar cancela contrato com empresa que executa obra na rua Frei Solano

13/11/2019
Prefeitura de Gaspar cancela contrato com empresa que executa obra na rua Frei Solano

As chuvas que caem em Gaspar há alguns dias causam muitos transtornos, principalmente para os moradores e comerciantes da rua Frei Solano, no bairro Gasparinho. Isso porque a via, que se encontra em obra de pavimentação em ritmo lento há tempo, está tomada pela lama.

As reclamações em torno do ritmo da obra e em relação à empresa Engeplan Terraplenagem, responsável pelo serviço, se estendem há tempo. A Prefeitura de Gaspar chegou a emitir dois comunicados oficiais (datados em 28 de agosto e 16 de outubro) cobrando agilidade e cumprimento de prazos, mas nada mudou. Diante da realidade, foi rescindido nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, o contrato entre a prefeitura e a empreiteira. “Trocamos dezenas de e-mails, fizemos diversas reuniões, notificamos oficialmente por duas vezes e não conseguimos fazer com que o ritmo da obra melhorasse a contento. O fato de a empresa não executar a obra de acordo com o cronograma prejudicou os moradores e o comércio local. Por isso, tomamos a decisão de cancelar o contrato”, disse o prefeito Kleber Wan-Dall.

Com o cancelamento do contrato, a secretaria de Obras de Gaspar assume nesta quinta-feira, dia 14, o canteiro de obras. “Nossa intenção é minimizar os transtornos para a população e tocar a obra até que a rua fique transitável e uma nova empresa assuma os serviços”, explica o prefeito.

Conforme informações da prefeitura, a segunda colocada no processo licitatório já foi consultada e será acionada para continuar e concluir a obra.

O empresário Joel da Costa, que possui um supermercado na rua Frei Solano, comemora o cancelamento do contrato e torce para que a nova empresa dê conta do serviço. “Isso é o mínimo que a comunidade esperava. Agora, precisamos fiscalizar a nova empreiteira. O que não pode é vir alguém que não conhece a realidade e abrir buracos para todos os lados, sem planejamento e conhecimento. A comunidade já sofreu muito com essa obra desastrosa. O que era para ser um sonho virou um pesadelo”. 

A obra

Em novembro de 2018, o prefeito Kleber Wan-Dall assinou a Ordem de Serviço das obras de drenagem de uma parte da rua Frei Solano. Nesse primeiro trecho, 1.300 metros da via receberam investimento de 1,2 milhão por parte do Samae. A empresa responsável pela obra foi a Raimondi – Artefatos de Cimento, que terminou o serviço em março de 2019.

A licitação para execução da drenagem em outro trecho e obras de pavimentação foi lançada em 24 de abril de 2019 e concluída em junho. A Ordem de Serviço foi assinada em julho e a empresa vencedora foi a Engeplan.

As obras de pavimentação começaram em 12 de agosto, porém, são executadas em ritmo lento e causam o descontentamento da população. Nessa etapa, estão sendo investidos mais de R$5,7 milhões. O projeto contempla a implantação de mais um trecho de drenagem pluvial, meio-fio, calçadas, ciclovia e sinalização. A pavimentação asfáltica é de 2,7 quilômetros tem prazo para ser concluída em até oito meses.

 

 

 

Edição 1927
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.