Lista telefônica

Personalidade do Belchior Alto é homenageada - Jornal Cruzeiro do Vale

Personalidade do Belchior Alto é homenageada

07/02/2014

fotopg12secundariaMD.jpgNascido no dia 7 de junho de 1855, em São Pedro de Alcântara, Antônio Bernardo Haendchen chegou a Gaspar 30 anos depois, em 1885, e se tornou o pioneiro e primeiro colonizador do bairro Belchior Alto. Anos mais tarde, em 1898, foi eleito vereador de Blumenau. Além disso, Antônio Haendchen foi o grande incentivador de empresas e iniciativas que auxiliaram no crescimento e desenvolvimento da região. Seu legado em ambos os municípios deixou importantes marcas e por este motivo seu nome foi novamente lembrado nesta semana, quando, através de seus descendentes, recebeu uma homenagem na Câmara de Vereadores de Blumenau.

Na última terça-feira, dia 4, a foto do pioneiro do bairro Belchior Alto foi acrescentada à galeria de ex-presidentes da Câmara de Blumenau. A solenidade reuniu integrantes da família Schmitt, descendentes de Haendchen, que ficaram felizes em relembrar a trajetória e os importantes passos dados por esta figura tão importante para a região. ?A foto do meu bisavô era a única que estava faltando para completar a galeria de presidentes do Legislativo. Procuramos a imagem por muito tempo, até que quando meu pai faleceu a encontramos em seus pertences. Sinto-me honrado em estar presente nesta ocasião, que celebra o resgate dessa pequena fração da história da Câmara e da nossa família?, afirma o bisneto do homenageado, Marcílio Leopoldo Schmitt. O espírito empreendedor de Antônio Haendchen criou raízes junto à família Schmitt, que atualmente administra a fábrica da cervejaria artesanal Das Bier, e o Complexo de Lazer e Pesque e Pague Schmitt, ambos localizadas no Belchior Alto.

Trajetória

Em 1885, após adquirir terras de Nicolau Malburg, Antônio Haendchen fixou-se no bairro Belchior Alto. Naquele espaço está até hoje a construção feita por ele entre 1901 e 1903, em arquitetura de traços açorianos e alemães, conservada pelos familiares. Foi presidente do Conselho Municipal de Blumenau, que substituía a Câmara na época, entre os anos de 1899 a 1902. Morreu em 10 de fevereiro de 1929.

Edição 1560
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.