Lombada eletrônica do bairro Figueira deve começar a funcionar em 15 dias - Jornal Cruzeiro do Vale

Lombada eletrônica do bairro Figueira deve começar a funcionar em 15 dias

25/11/2015
Lombada eletrônica do bairro Figueira deve começar a funcionar em 15 dias

Motoristas que passam pela rua Anfilóquio Nunes Pires devem ficar atentos nas próximas semanas. Anunciada pela Diretoria de Trânsito, Ditran, há duas semanas, uma lombada eletrônica está sendo instalada na principal via do bairro Figueira, próximo ao Restaurante Blumenau.

O equipamento foi colocado no local na sexta-feira, dia 20, e nos próximos dias deve ter a instalação finalizada e ser auferido pelo Inmetro. A partir daí, ele será ativado e, após um prazo para que os condutores se habituem com o aparelho de fiscalização eletrônica no novo local, ele começará a notificar os motoristas que passarem pelo acima de 50 km/h.

A previsão é de que a lombada possa estar funcionando plenamente em aproximadamente 15 dias. “Acreditamos que o equipamento vai fazer com que os motoristas passem pelo local em velocidades menores, o que vai ajudar as comunidades da rua Manoel Bernardes e Olga Bohn, onde há fluxo intenso de trabalhadores, ciclistas, carros, motos e trânsito pesado”, afirma o diretor de Trânsito, Dirceu dos Passos.

Troca de lugar

A lombada eletrônica instalada na rua Anfilóquio Nunes Pires é a mesma que ficava em frente ao antigo batalhão do Corpo de Bombeiros de Gaspar, no trevo da Avenida das Comunidades. “No local em que ela estava, já existe fluxo intenso de veículos e as pessoas já não passavam acima da velocidade. Mesmo assim, para garantir, construímos uma travessia elevada no local para não correr o risco de os motoristas voltarem a abusar da velocidade”, destacou.

Além desse ponto, outras cinco lombadas físicas foram feitas pela Ditran em ruas da cidade na semana passada. Três delas ficam na rua Frei Solano, recentemente asfaltada, no bairro Gasparinho, uma delas em frente à Parolli, na avenida Frei Godofredo, uma na rua Fernando Krauss e a última na rua Pedro Simon, bairro Margem Esquerda. Sobre novas lombadas eletrônicas, Dirceu afirma que há um projeto de viabilidade de novos equipamentos de fiscalização, mas que ele está parado e que, por enquanto, não há previsão de novos fotosensores nas ruas do município.

Problema de acesso deve continuar

Apesar da expectativa de redução da velocidade média no trecho que ganhará uma lombada eletrônica no bairro Figueira, o diretor de Trânsito admite que a intervenção não deve resolver o problema de acesso na rua Manoel Bernardes. No local, motoristas que seguem no sentido Gaspar-Blumenau enfrentam dificuldades para fazer a conversão à esquerda, o que aumenta o risco de acidentes. “O que vamos ter ali é uma redução na proporção dos acidentes, uma vez que os carros vão passar pelo local mais devagar, mas para resolver definitivamente o problema do acesso ali seria necessária uma intervenção maior, com um projeto bem elaborado, possivelmente criando um trevo alemão no acesso à via. Mas por enquanto não temos previsão de uma intervenção desse tipo no local”, ressalta.

 

Edição 1726

Comentários

Evelito Strapasson
26/11/2015 09:47
Primeiro ato da administração publica digno de elogios,o famoso secador de cabelo sendo substituído por aparelho de fiscalização.Embora muito carente de credibilidade, a administração esta começando a evoluir..
Demetrius Wolff
25/11/2015 12:35
Que piada: o asfalto está uma porcaria, não dá para andar nem a 30 km/hora e eles vão instalar lombada eletrônica?
Esse é o nosso dinheiro sendo jogado pelo ralo.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.