Jovem gasparense participa do Campeonato Mundial de Atletismo na Polônia - Jornal Cruzeiro do Vale

Jovem gasparense participa do Campeonato Mundial de Atletismo na Polônia

23/06/2016

“Espero trazer comigo uma medalha no peito”. A frase é do gasparense Willian Schramm Deschamps. O jovem, de apenas 19 anos, encara no próximo mês um dos maiores desafios de sua vida: representar o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, na Polônia.

A competição acontece entre os dias 19 e 24 de julho, na cidade de Bydgoszcz, e Willian é o único catarinense a integrar o revezamento 4x100 metros da seleção brasileira. “Existe toda uma ansiedade e nervosismo, até porque agora represento uma nação inteira. Lá estarão os melhores atletas do mundo e eu vou dar o meu melhor”, afirma.

A convocação de Willian para o mundial aconteceu na semana passada e, segundo ele, é fruto de boas participações em competições anteriores. “Fui selecionado principalmente em razão do quarto lugar nos 100 metros rasos do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20 Interseleções, que aconteceu em Porto Alegre no início do mês. Participam do mundial somente atletas que possuem uma boa colocação nessa competição”, explica Willian.

Para trazer mais uma medalha para casa, o velocista gasparense conta que vai intensificar os treinos junto ao técnico James Wilson Curtipassi, da Associação de Atletismo de Blumenau, com quem treina desde 2012. “Eu estava treinando em outras pistas, porque a do Sesi estava fechada para reforma desde o final do ano passado. Mas, na segunda retomamos os treinos na pista oficial com foco no mundial”, conta.

Quem é Willian

Willian Schramm Deschamps tem 19 anos e é morador da rua Pedro Schmitt Junior, no bairro Poço Grande. Filho de Gilberto Miguel Deschamps e Cristina Aparecida Schramm, ele sempre foi ligado ao esporte. Quando pequeno, praticava futebol. Mas, foi em 2012 que ele se encontrou no atletismo.

O velocista conta que foi apresentado ao atletismo nos Jogos Escolares de Gaspar, quando sua então professora de Educação Física, Bernadete Maria de Souza, o apresentou à modalidade. “Naquela época, ela me incentivava a fazer treinos de velocidade, mas eu fazia cursos e os horários não batiam. Então, em 2012, quando comecei a treinar, veio o convite para integrar a equipe de atletismo de Blumenau”.

A convocação de Willian para participar do mundial de atletismo deixa sua mãe cheia de orgulho. “Lembro de um dia em que fui buscar ele no Sesi e o treinador James me disse: ‘Ele vai longe’. Aquela frase ficou guardada no meu coração. O Willian sempre foi muito correto, empenhado e dedicado em tudo. Eu sempre senti que um dia ele iria chegar onde está agora e tudo o que ele está conquistando é mérito dele”, diz Cristina.

Hoje, Willian divide seu dia entre os treinos e preparações para as competições e a faculdade de Engenharia Civil, na Furb. “Estou muito feliz e com o sentimento de que toda a dedicação está valendo a pena. Essa será uma oportunidade ímpar de conhecer novas culturas, hábitos, pessoas e aprender sempre mais”.

Gasparense na Turquia

Gaspar é, realmente, a terra de grandes atletas. Além de Willian, Ludimila Maria Cardoso, de 16 anos, também está de malas prontas. Ela vai para a Turquia representar o Brasil na competição internacional. Ela foi convocada após ser vice-campeã na seletiva nacional em 100 e 200 metros rasos e também é atleta da Associação de Atletismo de Blumenau, AABLUU.

 

 

Edição 1755

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.