Estado vai indenizar casais de SC que tiveram bebês trocados na maternidade há 29 anos - Jornal Cruzeiro do Vale

Estado vai indenizar casais de SC que tiveram bebês trocados na maternidade há 29 anos

24/07/2017
Estado vai indenizar casais de SC que tiveram bebês trocados na maternidade há 29 anos

Dois casais de Santa Catarina vão receber R$120 mil de indenização por terem suas filhas trocadas na maternidade. O fato aconteceu em 1988 e a sentença por danos morais foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina na semana passada. Para preservar a identidade dos envolvidos, a cidade onde o caso aconteceu não foi divulgada e a ação tramitou em segredo de justiça.

Informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina dão conta que logo que os bebês nasceram os pais perceberam diferenças nas crianças. Um dos casais chegou até a se divorciar por desconfiança de infidelidade. Somente em 2010, quando as meninas já tinham 22 anos, uma delas realizou um exame de DNA e entendeu o que estava acontecendo. As duas famílias envolvidas na troca de bebês se encontraram novamente a partir dos registros do hospital.

Apesar da alegação da prescrição do fato e da improcedência do exame de DNA, o desembargador Júlio César Knoll argumentou que não existem dúvidas sobre a troca dos bebês. “Não há qualquer dúvida de que realmente houve a troca de recém-nascidos na maternidade. Os dados se concretizam através do exame de DNA juntado ao processo. Portanto, é inenarrável o dever de indenizar os envolvidos”.

Os R$120 mil de indenização serão pagos pelo Estado e por uma entidade filantrópica religiosa.

 

 

Edição 1811
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.