Lista telefônica

Cotidiano da vida familiar é explorado e vira tema de livro - Jornal Cruzeiro do Vale

Cotidiano da vida familiar é explorado e vira tema de livro

16/01/2011

fotopg15abreMD.jpgO retrato do cotidiano de uma família. Foi esta a receita utilizada pela escritora, empresária, professora e colunista do Jornal Cruzeiro do Vale, Cassiane Schmidt, na hora de escrever seu livro, ?Tempo de Recomeçar?. Publicada pela editora Nova Letra, a história se desenrola ao longo de 40 anos, da década de 1950 até meados de 1990, mostrando sempre fatos do dia-a-dia de uma família, porém cheios de revelações que prendem o leitor ao livro. O lançamento está previsto para acontecer no dia 25 de fevereiro, na cidade natal da autora, Trombudo Central. No entanto, Cassiane já fez a promessa de que fará também um coquetel de lançamento na região de Gaspar, ainda sem data definida.

Este é o primeiro romance que autora escreve, tendo já publicado anteriormente um livro que literatura infantil. O trabalho foi iniciado em janeiro de 2009, e desde então ela dedicou cerca de quatro horas de seus dias ao desenvolvimento da história. Todo este tempo destinado à escrita teve como resultado um livro de mais de duzentas páginas, dividido em duas partes e composto de capítulos curtos. Esta primeira obra, de acordo com ela, marca uma nova fase: o seu amadurecimento na literatura. ?Escrever um livro é a aventura mais emocionante que já vivi, pois você convive com seus personagens, chora, sofre e se alegra com eles. Em certos momentos foi difícil me despedir deles, foi difícil separá-los da vida real, tamanho foi o envolvimento que tive com os personagens que criei?.

Nas páginas do livro estão impressas as felicidades, sonhos e tragédias da vida de uma família. Temperadas com amor, mentiras, mistérios, dramas, segredos, e, é claro, revelações inesperadas, as histórias dos personagens encantam os leitores. ?Não é um romance água com açúcar, como estamos acostumados a encontrar, embora ele aborde o amor e seus impedimentos?. No romance, Cassiane não pode deixar de colocar um pouco de sua poesia, gênero literário pelo qual se declara apaixonada. Um dos diferenciais do livro, de acordo com a autora, é a prosa poética contida em suas páginas.


A autora

Cassiane Schmidt é uma das colaboradoras do Jornal Cruzeiro do Vale, escrevendo de forma esporádica contos, poesias e crônicas para página 4. Além disso, é empresária e pedagoga. Ela se formou Pedagogia e em Letras pela Uniasselvi e conta com quatro pós-graduações: Gestão, Orientação e Supervisão Escolar, pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação, Linguística, pela Universidade Gama Filho, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literatura, pela Uniasselvi e Revisão de Texto pela Universidade Gama Filho. Hoje é acadêmica do curso de pós-graduação em Gestão e Tutoria pela Uniasselvi. Além disso, Cassiane é membro da Sociedade de Escritores de Blumenau e cônsul da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo de Gaspar. Já publicou um livro de literatura infantil, com o título de ?As aventuras do Indiozinho Tapoã? e teve poemas incluídos em diversas antologias, destacando-se como primeiro lugar no gênero poesia na ?I Coletânea do Século XXI?.

No momento, não está lecionando, porém este é um de seus planos para o ano de 2011. Quem quiser saber um pouco mais sobre a autora, pode encontrar poesias, crônicas, contos e artigos científicos voltados para a área da educação no site www.cassianeschmidt.blogspot.com.


? Tempo de Recomeçar é um romance que narra a história de vida de Miguel e Lucy, sendo contada em primeira pessoa por Miguel. Desde criança, os dois personagens possuem uma forte ligação que nem o tempo parece ser capaz de romper.

A idéia do título é mencionar que cada dia é um recomeço para todos que não desistem de seus sonhos. Leia abaixo um trecho do livro:

?Passei os últimos anos com a alma de joelhos, não importava a posição do corpo, a alma estava de joelhos dentro de mim. Nos braços inocentes de Helena e Pedro, descobri que era cedo para desistir da felicidade, quando acreditei que tudo tinha chegado ao fim, descobri que tudo estava apenas começando...?

 

edição 1259

Comentários

Alexandre
11/11/2011 22:39
Parabéns cassiane, Hoje dia 11/11/2011, vc estava no colégio onde eu estudo, e prestamos uma omenagem a vc, vc se lembra né?
alexandra de souza
18/03/2011 19:04
PARABÉNS CASSIANE BJUS ALEXANDRA.
Cassiane Schmidt
02/02/2011 16:52
Obrigada Janice, espero que goste do livro!

Abraços, Cassiane.
Janice Eleotério
16/01/2011 12:27
Parabéns Cassiane, como leitora admiro as pessoas que conseguem por seus pensamentos, idéias e experiências no "papel" e compartilhar conosco.

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.