Ações marcam o Dia da Árvore em Gaspar e Ilhota - Jornal Cruzeiro do Vale

Ações marcam o Dia da Árvore em Gaspar e Ilhota

22/09/2017

A manhã de quinta-feira, dia 21 de setembro, foi diferente para a pequena Isadora, de seis anos. Acompanhada da tia Jaqueline Scharf, de 29 anos, a menina foi até o Supermercado Archer buscar mudas de árvores que estavam sendo distribuídas a todos os clientes. “Moro perto do mercado e venho todos os anos buscar mudas. Levamos as frutíferas, que serão plantadas no pomar do sítio do meu pai”, conta Jaqueline.

Assim como Jaqueline Isadora, o senhor João Lúcio de Simas, de 78 anos, aproveitou a manhã de quinta para pegar novas mudas para plantar em seu terreno. Ele mora no bairro Alto Gasparinho e levou para casa diversos tipos de plantas. “Saio da onde eu estiver para vir buscar as mudas. Há muitos anos eu aproveito a distribuição de mudas do mercado. Para mim, a iniciativa é muito boa”.

Durante todo o dia, a movimentação de pessoas em busca de mudas foi intensa no Supermercado Archer. Foram distribuídos oito tipos de árvores frutíferas e seis tipos de árvores de flores. Entre as mudas distribuídas estavam os pés de jabuticaba, uvaia, gabiroba lisa, ipê amarelo, cereja e araçá vermelho. A distribuição teve início às 8h e, de acordo com a operadora de caixa Ellen Camila Wollert, a ação atraiu a atenção de todos. “Muitas pessoas saiam do mercado e paravam no pátio para pegar as mudas e outras ainda vinha especialmente para a distribuição. Essa ação é muito positiva e a comunidade gosta muito. Com ela, incentivamos as pessoas a plantarem novas mudas e ainda fazemos com que todos ajudem o meio ambiente. Lembro quando eu buscava mudas e agora estou ajudando a distribuir”.

Prefeitura distribui mudas na praça

Além do Supermercado Archer, a Prefeitura de Gaspar realizou uma ação de distribuição de mudas na Praça Getúlio Vargas. Na parte da tarde, quem passou pelo Centro se deparou com uma movimentação especial, que fazia parte da distribuição de 250 mudas, divididas em oito espécies, como palmito Jussara, pitanga, ingá, bacupari e pitanga.

Luís Carlos Oliveira, de 24 anos, aproveitou a oportunidade para pegar mudas para seu sítio. “Eu estava passando pelo Centro e vi que estavam distribuindo mudas frutíferas. Parei para conhecer a ação e me interessei. Vou plantar no meu sítio mudas de ingá e gabiroba, que dão frutas muito boas. Eu gosto muito da natureza e sempre que tenho tempo procuro plantar. É gratificante ver uma bonita árvore crescer”.

Grupo realiza limpeza no rio

O Dia da Árvore em Gaspar não foi marcado apenas pela distribuição de mudas. Logo no início da manhã, por volta das 8h30, uma equipe da Superintendência do meio Meio Ambiente e da Defesa Civil de Gaspar realizou a limpeza de um trecho das margens do rio Itajaí-Açu, em Gaspar. A ação teve a participação de 25 pessoas, que foram divididas em seis embarcações e seguiram um trajeto que compreende o bairro Belchior Baixo até o Centro.  Entre os materiais recolhidos pela equipe estão pneus, ventilador, garrafas pet, sucatas de metal, pia, bicicletas e tubo. “Neste Dia da Árvore, nosso foco é a conscientização da população sobre o destino correto do lixo e o respeito à preservação de nossa mata. Nesta data, precisamos alertar as pessoas. Afinal, são as árvores que melhoram a qualidade do ar e também fornecem alimentos e servem de moradia para diversos animais”, disse o Superintendente do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rafael Weber. 

Alunos de Ilhota plantam árvores na escola

Em datas comemorativas, os professores aproveitam a oportunidade para trabalhar temas específicos com seus alunos. Para marcar o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, os alunos da Escola Domingos José Machado, de Ilhota, realizaram um recital de poesias sobre o tema, montaram um painel de árvore com frases e fizeram uma atividade que foi esperada pelos alunos com muito carinho: plantaram árvores na escola. “Cada turma plantou a sua árvore e todos se responsabilizaram em molhar e adubar para protegê-las”, contou a professora Vanessa Simon, que trabalhou o tema ao lado das demais professoras do educandário. 

Chegada da primavera

A primavera é considerada por muitos a estação mais bonita do ano. É nela que as plantas florescem, os pássaros se acasalam e os dias parecem ficar mais alegres. A estação vem depois do inverno, antecede o verão, e inicia nesta sexta-feira, dia 22 de setembro. Portanto, oficialmente a partir de hoje a natureza vai ficar mais bela e vai presentear o ser humano com flores coloridas e perfumadas.

 
Edição 1819
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.