Lista telefônica

Rotary e Interact Clube de Gaspar levam jovem a evento nacional - Jornal Cruzeiro do Vale

Rotary e Interact Clube de Gaspar levam jovem a evento nacional

13/07/2018
Rotary e Interact Clube de Gaspar levam jovem a evento nacional

Talento, dedicação e muita força de vontade. Incentivado pelo Interact Clube de Gaspar, o jovem Leonardo Ames, de 14 anos, tem a oportunidade de desenvolver suas aptidões e possui todo o suporte para garantir um futuro ainda mais promissor. Ele integra a entidade há dois anos e vai representá-la no concurso de oratória da 11ª edição das Olimpíadas Distritais de Interacts Clubes (Odinc), que acontece entre os dias 19 e 22 de julho, em Ouro Preto, no estado de Minas Gerais.

Vencedor da etapa distrital, ocorrida em Gaspar no mês de março, Leonardo se prepara para voar mais alto e encarar novos desafios. O adolescente levanta a bandeira do Distrito 4650 e agora disputa com outros 34 representantes a prova a nível nacional. O melhor orador ganha uma inscrição no concurso internacional do ano que vem. “No Interact, eu recebo todo o apoio possível. A entidade abraçou meus sonhos e está ajudando a realiza-los. Meu esforço vai valer a pena, independentemente do prêmio final”, afirma Leonardo.

Na fase de classificação do evento nacional, o gasparense escolheu falar sobre o combate a doenças. “O Rotary abrange, atualmente, seis projetos. E, dentre eles, posso escolher o tema do meu discurso na semifinal. Na última fase, será sorteado um tema para cada finalista. Por isso tenho que me manter informado para conseguir falar sobre qualquer assunto”.

Membro do quadro associativo do Rotary, Maria Helena Spengler desempenha papel essencial no Interact e destaca o quão importante é esta conquista. “O Leonardo é um líder nato. Exemplo de comprometimento. Comunicativo e ético, vai representar nosso distrito e a cidade com maestria, tenho certeza. É em casos como o dele que nos fortalecemos para proporcionar experiências positivas aos demais jovens”.

A viagem

Para participar da etapa nacional da Odinc, Leonardo ganhou a inscrição no concurso, hospedagem e alimentação por meio da federação de clubes. Porém, foi o Rotary e o Interact de Gaspar que levantou fundos para adquirir as passagens aéreas e viabilizar uma viagem segura ao adolescente. “Existe um custo. Nós nos unimos para não deixar passar essa grande oportunidade de revelar ao país que, em Gaspar, há jovens inteligentes e com um futuro brilhante. Bancamos o deslocamento sozinhos, sem a ajuda do município”, acrescenta Maria Helena.

Interact Clube de Gaspar

Gaspar está em evidência graças ao trabalho exercido pelo Interact Clube de Gaspar. Maria Helena fala com orgulho sobre a história do grupo. “Fundamos a entidade em 2013, através de uma gincana no até então Colégio Universitário. Lá, nós observamos os adolescentes e vimos em alguns o espírito de liderança, característica que representa muito bem o Interact”.

Desde então, os integrantes promovem encontros semanais no Hotel e Restaurante Raul’s. “O clube serve como um complemento à educação de casa e escola, onde enfatizamos a importância da ética, disciplina e comprometimento. Juntos, eles desenvolvem o voluntariado, a boa oratória e seguem se aprimorando como liderança”, completa.

Ainda conforme Maria Helena, além dos projetos sociais, o Interact de Gaspar trabalha com a conscientização. “A juventude está preocupada com a sociedade. Eles são o nosso futuro e começaram agora a desenvolver a solidariedade, planejando ações comunitárias de Natal, Dia das Crianças e também visitas a asilos e orfanatos, por exemplo”. Atualmente, a entidade conta com 13 membros.

Sobre o gasparense Leonardo

Leonardo Ames é natural de Itapiranga e veio para Gaspar em 2012. Comunicativo, sempre apresentou facilidade em liderar. Muito incentivado pelos pais, Odair e Cleide Ames, o adolescente já se encarrega de grandes responsabilidades. Além de presidir o Interact, no pleito 2018 – 2019, ele também assumiu o cargo mais alto do Grêmio Estudantil da Escola Zenaide Schmitt Costa, onde cursa o Ensino Fundamental. No ano retrasado, Leonardo foi eleito vereador mirim em Gaspar, quando também atuou como presidente no plenário jovem. Apesar da pouca idade, o gasparense é tetracampeão no Concurso de Declamação de Poesias de Gaspar e faz parte do Conselho Municipal da Juventude.

 

Edição 1859

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.