Projeto movimenta alunos da Escola Norma Mônica Sabe - Jornal Cruzeiro do Vale

Projeto movimenta alunos da Escola Norma Mônica Sabe

19/10/2018
Projeto movimenta alunos da Escola Norma Mônica Sabe

S O L E T R A Ç Ã O. Uma brincadeira simples e divertida que pode incentivar e motivar os estudantes para compreensão do significado das palavras e para a importância da escrita correta. É desta forma, através do projeto ‘Estou Letrando’, que a Escola Norma Mônica Sabel promove entre os seus estudantes o gosto pela leitura e pela escrita.

Responsável pelo projeto, o professor de Educação Física Eli Amorim de Lima afirma que a atividade acontece desde 2012 e, este anos, começou a ser desenvolvida em maio. “O projeto estimula o aluno a observar a grafia correta das palavras e induz para que ele investigue quando tem dúvida. Assim, eles recorrem ao dicionário, criando mais um hábito de pesquisa quando a situação exigir”.

Como funciona a competição

O projeto foi pensado para ser uma atividade atrativa para os educandos, em forma de competição. “São quatro etapas: na primeira, em sala de aula, cada professora regente trabalha leitura e escrita das palavras com pronúncia correta, ortografia e significados para, depois, trabalhar a soletração”, detalha o professor Eli.

O professor explica que são 20 palavras para os primeiros anos; 30 para os segundos e terceiros anos e 50 palavras para os quartos e quintos anos. “É dado um prazo de três meses para os alunos estudarem as palavras, tanto na sala quando em casa. Depois, são selecionados aqueles alunos que melhor se destacam para a próxima fase, sendo seis alunos de cada turma que entram em um confronto contra os outros seis alunos de outra turma”, descreve.

Na etapa seguinte acontece a soletração das palavras para o grande público. Alunos, pais e professores são convidados a prestigiar a competição. Nessa etapa, seis alunos classificam-se para a semi-final, que é quando eles soletram mais uma vez diante de uma plateia e os três melhores colocados chegam à tão esperada final.

Vencedora

A final da competição aconteceu na quinta-feira, dia 18, e a vencedora na disputa entre os segundos e terceiros anos foi a pequena Ellen Vitória Mendes, de 8 anos, estudante do 2º anos. Ela conta que entre todas as palavras que soletrou, a que achou mais difícil foi ‘inorgânico’.

Além das lições que aprendeu na competição, Ellen teve um aprendizado ainda maior. “Eu fiquei muito feliz porque eu estudei em casa. Quando eu vim participar, fiquei com um pouco de medo de perder. Mas meu pai me falou que se eu perdesse eu iria continuar sendo uma vencedora, porque eu fui corajosa de participar”, conta, orgulhosa.

Como prêmio, os vencedores recebem kits escolares, livros e dicionários.

 

Edição 1873

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.