Projeto 'Agente Mirim' forma alunos da escola Vitório Anacleto Cardoso - Jornal Cruzeiro do Vale

Projeto 'Agente Mirim' forma alunos da escola Vitório Anacleto Cardoso

06/12/2018
Projeto 'Agente Mirim' forma alunos da escola Vitório Anacleto Cardoso

Uma experiência positiva e cheia de aprendizagens. Na quinta-feira, dia 6 de dezembro, aconteceu a formatura da primeira turma do projeto ‘Agente Mirim’, desenvolvido pela Defesa Civil de Gaspar. O evento, marcado pela entrega de certificados, carteira de identificação e medalhas aos estudantes aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores na presença de familiares dos alunos, professores, autoridades e profissionais que aplicaram os conteúdos desenvolvidos.

Ao todo, foram beneficiadas 22 crianças da Escola Vitório Anacleto Cardoso. As aulas práticas e teóricas foram ministradas nos meses de setembro, outubro e novembro, nos sábados de manhã. Além do ambiente escolar, os alunos também tiveram contato com outros espaços como a sede da Defesa Civil, a Universidade Regional de Blumenau (Furb), o Corpo de Bombeiros e o Fazzenda Park Hotel. Nesses lugares, foram repassadas técnicas de primeiros socorros, orientações sobre percepção de riscos e ensinamentos a respeito da condução de embarcações e meio ambiente.

Conforme explica o Superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araujo de Freitas, o objetivo do projeto é promover a auto proteção. “Desenvolvemos atividades preventivas e preparativas para tornar o município mais resiliente. Melhoramos o entendimento de proteção no ambiente familiar, escolar e ciclo de amizades. Nossos novos agentes serão multiplicadores de boas práticas”.

Segundo Rafael, o resultado superou as expectativas. “Estou sem palavras. É uma experiência incrível poder dar início a essa mudança. Participar e ver esses jovens evoluindo e deixando de ser vulneráveis não tem preço”.

Em 2019

Para o ano que vem, a Defesa Civil pretende manter o projeto ‘Agente Mirim’ em andamento. Tendo em vista que a primeira turma beneficiada serviu como um piloto ao programa, a intenção em 2019 é atingir toda a rede pública municipal com estudantes de 6º anos. Apesar de não ter sido estabelecida uma data para iniciar a próxima temporada de ensinamentos, o órgão já se reúne com a Secretaria de Educação para definir esses e outros detalhes, além de buscar aprimorar o projeto.

 

Edição 1880

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.