Professora de Gaspar é finalista em prêmio nacional - Jornal Cruzeiro do Vale

Professora de Gaspar é finalista em prêmio nacional

12/07/2019
Professora de Gaspar é finalista em prêmio nacional

Reconhecer e valorizar os professores brasileiros. Esses são os principais objetivos do Prêmio Educador Nota 10 que, neste ano, chega a sua 22ª edição e tem uma forte gasparense no páreo. Jussara Cristina Schmitz, professora de Matemática na Escola Frei Godofredo, se destacou entre quase cinco mil inscritos e teve seu projeto classificado para concorrer ao título final de gratificação.

Chamado de ‘Costurando Matemática’, o projeto de Jussara beneficiou duas turmas de 4º ano e foi desenvolvido em etapas. Primeiro, a professora enviou um questionário para a casa dos alunos e pediu que os pais apresentassem seus filhos. Essa interação resultou na obtenção de dados importantes, que serviram de referência na produção e leitura de tabelas e gráficos em sala de aula.

Jussara percebeu que em 60% das famílias havia costureiras, por exemplo. Com base nisso, os estudantes passaram a entrevistar essas profissionais em facções próximas da escola para saber quantas peças de roupas são produzidas diariamente, a média de horas de trabalho, o valor recebido e também os gastos com linhas e energia. Posteriormente, a professora explicou estatística, medidas, sistema monetário, porcentagens e frações.

Essa é a primeira vez que Jussara se inscreve para concorrer ao prêmio. “Foi uma sugestão de colegas de trabalho, coordenação e gestão escolar. O apoio da comunidade foi fundamental, já que o projeto teve participação efetiva das famílias. Foram quase cinco mil inscritos e é uma honra ser um dos 50 profissionais selecionados”.

O prêmio

Criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, o Prêmio Educador Nota 10 conta com a parceria da editora Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. A gratificação engloba professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de coordenadores e gestores escolares.

O resultado do dez vencedores será divulgado no dia 17 de julho e a cerimônia de premiação em 30 de setembro.

 

Edição 1909

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.