Lista telefônica

Gaspar ganha projeto ´Defesa Civil na Escola´ - Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar ganha projeto ´Defesa Civil na Escola´

27/07/2018
Gaspar ganha projeto ´Defesa Civil na Escola´

Criar uma cultura de prevenção e proteção civil. Esse é o principal objetivo do projeto ‘Defesa Civil na Escola’, iniciativa da Superintendência de Defesa Civil de Gaspar que será apresentada à comunidade na próxima quinta-feira, 2 de agosto, na Câmara de Vereadores. O encontro acontece a partir das 9h e terá enfoque no esclarecimento de todos os pontos que permeiam o cronograma de atividades. A ideia conta com o apoio da Secretaria de Educação e Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar.

A primeira instituição de ensino a receber o projeto será a Escola Vitório Anacleto Cardoso, na região do Porto Arraial, no bairro Margem Esquerda.  De acordo com o superintendente de Defesa Civil de Gaspar, Rafael Araújo de Freitas, três turmas de 6º anos, totalizando 87 alunos, serão beneficiadas na primeira etapa. “Esse é o piloto do projeto. Serão seis encontros com cada turma e muitos temas vão ser abordados”, conta.

Além de esclarecer as funções da Defesa Civil, quem faz parte da equipe e como esses profissionais atuam, o projeto promete falar a respeito da gestão de riscos. “Resumindo, essas aulas vão preparar os adolescentes. Então, precisamos que eles entendam questões como vulnerabilidade, desastres, ameaças naturais, primeiros socorros e, inclusive, como e quando acionar a Defesa Civil”, destaca Rafael. Durante os encontros, os jovens farão atividades teóricas e práticas.

O curso tem duração de aproximadamente um mês e deve ser executado durante as aulas, sendo assim incluso na grade curricular dos estudantes. Para o ano que vem, a Defesa Civil de Gaspar pretende iniciar o projeto já no primeiro semestre e trabalhar com todas as escolas municipais. Já em 2020, o objetivo é acrescentar as unidades estaduais no cronograma de atividades. Até 2021, toda a rede privada de educação também poderá receber o curso na cidade.

Agente Mirim

O espírito de liderança, a vontade de aprender coisas novas e o prazer em ajudar o próximo são características do povo gasparense. Durante o ‘Defesa Civil na Escola’, os profissionais que vão ministrar o curso terão outra importante missão: analisar o desempenho dos estudantes e selecionar aqueles que têm interesse em intensificar o conhecimento em torno da Defesa Civil. As pessoas que se destacarem vão ter a oportunidade de fazer parte do projeto ‘Agente Mirim’. Este consiste na aplicação de conhecimentos mais técnicos, terá início em setembro e conta com 20 vagas. As aulas serão realizadas nos sábado.

 

Edição 1861

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.