Lista telefônica

EJA transforma a vida de estudantes - Jornal Cruzeiro do Vale

EJA transforma a vida de estudantes

21/08/2009

20MD.jpgDe segunda à quinta-feira, Dona Maria Soeira tem um compromisso inadiável. Das 14h às 16h45, a senhora de 77 anos senta-se numa cadeira de estudante e aprende a ler e a escrever. Ela é uma das 300 alunas da Educação de Jovens e Adultos de Gaspar.
Dona Maria atualmente cursa a quarta-série e frequenta a instituição desde 2004. No entanto, por vários problemas físicos, teve de parar algumas vezes. "Nunca desisti, não. Eu gosto muito de estudar. Fico muito triste quando fico doente e não posso vir até aqui ver as aulas. Já tive três derrames e mesmo assim não desisti", conta.
Até a semana passada, a senhora ia a pé do bairro São Pedro até o Gascic. Nesta semana, ganhou uma companheira e faz o trajeto de carro. "Quando eu era criança, frequentei o colégio somente um ano. A minha família era pobre e eu tinha que trabalhar na roça para ajudá-los. Hoje estou tendo a oportunidade novamente de estudar e não quero perdê-la de jeito nenhum. A carona está me ajudando bastante", ressalta a senhora.
A força de vontade de dona Maria tem chamado a atenção da professora Darci Theiss, que tem mais de 30 anos de experiência. "Sinto uma grande satisfação em lecionar para estes jovens de espírito. Eles são exemplos para os jovens que mesmo com todas as oportunidades, desistem de estudar. Estas pessoas aqui não tiveram as oportunidades que hoje são oferecidas aos jovens".
Ao lado de dona Maria, o casal Velinda Frozza, 61 anos, e Rafael Frozza, 64, olham atentamente ao quadro negro. Cada letra reproduzida em seus cadernos é motivo de alegria. Dona Velinda começou a estudar na EJA primeiro e depois trouxe o marido para lhe fazer companhia. "Já estamos casados há 43 anos e queríamos ficar juntos também neste período de aprendizagem. Hoje podemos ler e escrever e isto é maravilhoso. Não tem preço que pague ver as placas de ônibus, os preços dos produtos nos supermercados e ler livros e revistas", comemora. Todos os 17 alunos da classe recebem semanalmente exemplares dos jornais da cidade. "As edições são cortesias dos jornais e têm ajudado bastante estes alunos a colocarem na prática o que eles aprendem aqui em sala de aula. Eles leem todas as notícias atentamente e depois contam a seus familiares. É uma maravilha", conta a professora Darci.

Aulas
As aulas de alfabetização, intituladas de Movimento I e II, acontecem de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h45, no primeiro andar do Gascic, prédio onde também funciona a Câmara de Vereadores. Os interessados em aprender a ler e escrever devem se dirigir ao EJA munidos de cópia e original de identidade, CPF e comprovante de residência. Mais informações através do telefone 3397-1653.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.