Um pequeno passo - Jornal Cruzeiro do Vale

Um pequeno passo

16/08/2013 03:01

A abertura dos envelopes da licitação para a retomada dos serviços de fiscalização eletrônica em Gaspar ocorreu nesta semana, como um primeiro passo para a reinstalação dos equipamentos e o retorno do monitoramento às ruas de Gaspar. Dos 10 pontos que tinham lombadas no município, apenas quatro terão novos equipamentos instalados, mas a promessa é de que no próximo ano o sistema seja ampliado para os pontos onde já havia fiscalização até o final do último ano.

A notícia é um sinal de esperança para quem percorre os dias nas estradas de Gaspar ou tem filhos e amigos expostos aos riscos representados pela perigosa combinação de motoristas imprudentes e fiscalização insuficiente. Por mais que as autoridades destaquem o potencial das blitze, a verdade é que o monitoramento eletrônico tem mais potencial para inibir condutores que abusam da velocidade ao volante, infração comprovadamente responsável por boa parte dos acidentes registrados nas estradas.

Nem só de fiscalização viverá o trânsito. Uma mudança completa, que resulte no fim das mortes e dramas sofridos pelas vítimas desta guerra que assola o país, passa invariavelmente pela conscientização de pedestres e motoristas. É preciso desenvolver a consciência de responsabilidade em quem faz parte da vida nas estradas, afastando o comportamento agressivo e apressado dos motoristas. Investimentos do poder público em melhores acessos, sinalização e campanhas de orientação também são partes fundamentais neste processo, tão renegado por parte da sociedade e prejudicado pela burocracia, que dificulta até mesmo a manutenção de parcos equipamentos de fiscalização.

 

 

Edição 1515

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.