Solução inviável - Jornal Cruzeiro do Vale

Solução inviável

20/10/2009 00:45

A notícia de que os ônibus do transporte intermunicipal serão proibidos de circular na área central da cidade de Blumenau pegou muitos gasparenses de surpresa. O assunto já vinha sendo discutido há algumas semanas, porém, a proibição foi confirmada na semana passada e passa a valer a partir de 1º de janeiro. Diferente das demais cidades da região, a administração pública de Gaspar não participou de nenhuma discussão sobre o assunto, apenas a empresa que faz o serviço, Verde Vale.

Desafogar o trânsito é preciso não só em Blumenau, mas principalmente em Gaspar, porém, não será retirando os ônibus que o trânsito será aliviado, pelo contrário, mais pessoas passarão a andar de carro a partir destas mudanças.

O que a região metropolitana de Blumenau - incluindo Gaspar - precisa é de mais vias de acesso, com mais pistas e não que tirem as pistas que já existem, como pretende a administração de Blumenau ao criar os corredores exclusivos dos ônibus.

As soluções para o trânsito devem ser estudadas e já vem tarde a discussão, mas a população não pode ser prejudicada por isso. Muitas pessoas de toda a região utilizam os ônibus intermunicipais e terão mais gastos e muito mais transtornos com estas mudanças. Muitos blumenauenses também serão prejudicados, pois trabalham nas cidades vizinhas. Interligar o transporte coletivo é uma ideia elogiável, mas que precisa ser bem estudada e elaborada. Quem utiliza os ônibus da Verde Vale, com bancos confortáveis e ar condicionado, não vai se adequar ao transporte coletivo de Blumenau, que deixa muito a desejar. Algo precisa ser feito e cabe ao Poder Público lutar pelos direitos dos gasparenses, principalmente os estudantes, que serão os mais prejudicados.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.