Saúde entre as prioridades - Jornal Cruzeiro do Vale

Saúde entre as prioridades

04/06/2013 03:44

Moradores do bairro Barracão voltam a conviver com a falta de médicos no posto de saúde da localidade, que já dura quase um mês, segundo membros da comunidade. Uma consulta à Secretaria de Saúde de Gaspar mostra que o problema também ocorre no bairro Bela Vista, onde profissionais da Furb acabam auxiliando no atendimento da população.

Nesta segunda-feira, a cidade vizinha de Brusque passou uma situação semelhante à que Gaspar enfrentou em 2007, quando o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro precisou fechar as portas. Na cidade da Fenarreco, foi o Hospital Azambuja que sucumbiu a dificuldades financeiras para custear os procedimentos e informou que fecharia o pronto-socorro a partir desta terça. Uma forte mobilização da Prefeitura garantia, até o fechamento da edição, que o atendimento seria mantido, com mudanças na gestão da instituição de saúde. Também não é preciso mencionar as reclamações ligadas ao atendimento recente no Hospital de Gaspar.

Esses episódios demonstram a dificuldade com que as administrações, seja do partido A ou B, lidam com a saúde pública. Problemas tradicionais como defasagem na tabela do SUS, limitações estruturais e falta de profissionais disponíveis no mercado ? ao menos para receber o quanto os municípios podem pagar ? rapidamente passam a fazer parte das justificativas de quem trabalha diretamente com a saúde da população.

Em época em que se discute as prioridades para os próximos anos, com os planos plurianuais dos municípios, nada melhor do que reforçar a necessidade de se investir mais e melhor em estrutura e profissionais, humanizando e ampliando o atendimento, passando a oferecer suporte a quem, como toda a sociedade, contribuiu por meio dos impostos, mas por vezes acaba ficando à margem da supervisão da saúde pública.

 

Edição 1494

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.