Alerta na ponte - Jornal Cruzeiro do Vale

Alerta na ponte

12/02/2013 04:54

Não bastassem os congestionamentos e o estresse provocado aos motoristas pela demora nas obras de reforma, agora a Ponte Hercílio Deeke vira assunto em função de assaltos praticados a motoristas que aguardam no semáforo para fazer a travessia sobre o Rio Itajaí-Açu. Dois casos já foram registrados nos últimos 20 dias e acenderam o alerta para a segurança pública e para os motoristas que precisam passar pela ponte na madrugada, horário mais crítico, quando se torna difícil encontrar viaturas da guarda de trânsito ou de polícias no local.

Nos dois casos os carros das vítimas foram levados, mas foram recuperados dias depois e, apesar de algumas agressões sofridas pelo motorista assaltado neste sábado, não houve sequelas para nenhum dos envolvidos. Não se pode, porém, aguardar que algum caso de gravidade maior do que os prejuízos materiais ocorra para que as providências sejam tomadas. É preciso agir, e com rapidez. Já que os motoristas precisam conviver com o trânsito em meia pista sem saber quando a obra terá fim, ao menos a segurança deles enquanto esperam no semáforo precisa ser garantida.

É necessário salientar que o aparato policial tem limitações e não pode agir como guarda patrimonial em pontos onde há risco de ocorrências. A cidade precisa de reforço de efetivo ? demanda que não é exclusividade dos gasparenses ? e mais investimentos na segurança, mas esta é uma cobrança que deve ser feita de forma paralela, no ritmo que a burocracia governamental às vezes exige. O policiamento nas cabeceiras da ponte é medida urgente que, sabiamente, o comando local da PM já pretende adotar.

Se a situação da ponte já preocupava e revoltava os moradores, que chegaram a fazer uma manifestação cobrando agilidade na obra, podemos imaginar como será o posicionamento da comunidade se as ocorrências policiais tornarem a se repetir nos semáforos da ponte. 

 

Edição 1461

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.