Relação de benefícios mútuos - Jornal Cruzeiro do Vale

Relação de benefícios mútuos

27/11/2015
Relação de benefícios mútuos

Adotar ou comprar um cão ou um gato é um ato que exige responsabilidade. Os cuidados necessários com a higiene, comportamento e bem-estar precisam ser levados em conta na hora da decisão e exigem dedicação do proprietário. Em contrapartida, existe uma série de benefícios que um pet é capaz de provocar nos seres humanos e que, assim como o carinho e a companhia que eles oferecem dia após dias, também não tem preço.

Reportagem do canal Minha Saúde, do portal IG, destacou alguns desses benefícios, que podem ser provocados a pessoas desde a infância até a terceira idade, quando, aliás, um amigo de quatro patas pode ser uma excelente companhia para o novo estilo de vida. Confira abaixo alguns dos benefícios que um pet pode trazer para a vida do dono. Mas lembre-se de que acolher um animal de estimação exige plena consciência para que a alegria dos primeiros dias não se torne sofrimento ou abandono para o animal em um futuro próximo.

Senso de responsabilidade
Os cuidados básicos com um animal exigem atenção à alimentação, higiene, banho e passeios. Isso exige comprometimento do dono e pode ajudar a criar um senso maior de responsabilidade em crianças e adultos. Mas lembre-se de que animal não é presente, nem brinquedo. Só o traga para sua família se todos estiverem conscientes dos deveres e realmente desejarem um novo membro realmente permanente na família.

Diminuição da solidão
A sensação de solidão tende a ser amenizada com um amigo de quatro patas tanto pela companhia e relação de afeto construída com o pet quanto pelas interações que os passeios com ele costumam provocar.

Socialização
Além de ser um assunto recorrente em conversas, os animais de estimação também proporcionam situações de convívio com donos de outros cães, o que pode ampliar o círculo de amizade e melhorem as relações sociais.

Estímulo a exercícios
Ter um animal de estimação, especialmente no caso de cachorros, praticamente força o dono a caminhar mais, ir ao parque ou oferecer algum tipo de atividade ao cão. Isso pode ser a porta de entrada para um dia a dia mais saudável, com mais atividades físicas.

 

Edição 1726