Terremotos - Jornal Cruzeiro do Vale

Terremotos

25/09/2015

Os terremotos, também conhecidos como abalos sísmicos, são tremores passageiros que ocorrem na superfície da terra, provocando destruições e mortes. Esse fenômeno natural pode ser desencadeado por fatores como atividade vulcânica, falhas geológicas e, principalmente, pelo encontro de diferentes placas tectônicas.

A crosta terrestre é uma camada rochosa fragmentada, formada por vários blocos, denominados placas tectônicas. Esses gigantescos blocos estão em constante movimento, podendo se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (zona de convergência).



Você sabia?

• A quantidade de energia liberada no foco do terremoto é denominada de magnitude e pode ser medida pela Escala Richter.
• Brasil, Argentina, Uruguai e a costa leste dos EUA dificilmente têm terremotos porque estão localizados no meio da placa do Atlântico.
• Vários terremotos de baixa intensidade ocorrem diariamente no mundo.
• Os territórios localizados em zonas de convergência de placas são os mais atingidos. Os países que estão nessa situação são Japão, Indonésia, Índia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Turquia, Estados Unidos da América, Haiti e Chile.
• Nos oceanos, os terremotos provocam a formação de ondas gigantes, chamadas tsunamis.

 

Edição 1717

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.