O leitor opina - Jornal Cruzeiro do Vale

O leitor opina

08/06/2012 06:13

Stamtisch I
Queria parabenizar todos os organizadores deste grande evento, principalmente à nossa querida Paula Godoy, que mais uma vez não mediu esforços pra esse grande evento acontecer normalmente. Parabéns Cruzeiro do Vale, nossos munícipes merecem ter em circulação o melhor jornal da região.
Everton dos Santos | Gaspar

Stamtisch II
Como representante dos amigos do ManDaBrasa , gostaria de parabenizar o Jornal Cruzeiro do Vale através do seu diretor Gilberto Schmitt e a todos os nossos participantes e apoiadores por mais este grande sucesso que foi o 6 Stammtisch e que venha o próximo!
Ciro Quintino | Gaspar

Petroleo na camada continental Santa Catarina
O petróleo é um combustível de mil e uma utilidades.Dificilmente você encontra um produto em que ele não faça parte de sua composição: entra em remédios, tintas, pneus, asfalto, bolsas, canetas. Ele está presente em tantos e tantos artefatos, cuja citação não comporta em páginas que poderiam estender-se ao redor do globo. Difícil mesmo é encontrar um apetrecho em que o petróleo não entre. É matéria-prima das mais solicitadas, utilizadas e preciosas! Talvez mais valiosas que o ouro. Pelo menos necessárias à movimentação do mundo.

E nós o consumimos aos borbotões! Queimamos milhões e milhões de barris diariamente só na movimentação de automóveis. Deveria ser proibida essa prática! Utilizar fontes alternativas. Sem mencionar o óleo diesel, nas indústrias e outros equipamentos. O petróleo é finito. Não chegará ao século XXII.
Muitas guerras têm sido deflagradas no intuito de tomar territórios agraciados com esse líquido escuro meloso, também denominado ouro negro. Riqueza incontestável e imensurável!

Outras guerras subreticiamente estão em andamento para a tomada de territórios com grandes jazidas de petróleo sob os mais diversos pretextos. Principalmente no Oriente Médio; já, agora, também na África.

Pré sal
Essa foi uma dádiva de Deus! A descoberta foi de muito sacrifício pela Petrobras; muita tecnologia com talento brasileiro. Trata-se de gigantesca jazida mineral denominada Bacia de Santos, que se estende de Pelotas ao Espírito Santo, cruzando todo litoral catarinense. Já temos dois poços produzindo petróleo do pré-sal. E estamos há 21 anos em litígio com o Paraná, que pressionou o IBGE a deslocar a fronteira para que os poços fiquem dentro do seu território; e usufruir dos royalties que rendem milhões que os está a abiscoir. A história é longa. Mais uma plataforma continental está a caminho das águas marítimas para iniciar a perfurar em alto mar, na altura de Itajaí.

Enquanto isso, é retomada pelo povo catarinense, através da Assembleia Legislativa o reinício da luta, para que o processo encalhado no STF seja desengavetado. Está no gabinete do sério ministro Joaquim Barbosa. É preciso colocá-lo em debate no plenário para votação, pois os pareceres são todos favoráveis a SC. No período do lígio, mais de 20 anos, o Paraná recebeu 48 milhões de reais em royalties, SC a titica de 118 mil. O Estado questiona os critérios espúrios que o IBGE utilizou para definir que a maior parte dos royalties coubessem ao Paraná. Também, pudera! O Presidente do Instituto na época era um político do Paraná
Leopoldo Miglióli  | Gaspar


Enganação
Como sempre e seguindo a escola do PT, o vereador Antonio Carlos Dalsochio,  desvia o foco dos assuntos relevantes e fala de inúmeras obras  na carta resposta publicada na edição do Jornal Cruzeiro do Vale de terça-feira passada.  Se são mal feitas, se estão inacabadas, se são resultado de corrupção ou compra de votos, se são irregulares, se não tem infraestrutura ou o que quer que seja; o resultado é a cara do PT. Segundo Dalsochio, investimentos pesados em educação possibilitam inclusive a migração de alunos da rede particular para a rede pública, mas não fala a verdade sobre o PT que colocou 30% das famílias brasileiras em situação de inadimplência com o crédito fácil e sem controle e as obrigou a buscar a rede pública de ensino. Diz ainda o vereador que graças aos aportes financeiros o hospital de Gaspar se tornará um hospital de referência. Para onde estará indo o dinheiro já que Laércio Moritz continua driblando os sérios problemas financeiros?

A reurbanização das ruas São José, São Pedro e industrial José Beduschi deixou a cidade mais alegre e mais bonita segundo Antonio Carlos Dalsochio. É verdade! Nesses dias de chuva a cidade ficou mais bonita, porque as ruas pareciam ter fontes com águas dançantes e o povo mais alegre porque tomou banho de graça.

Ao final do governo de Celso Zuchi e Mariluci estará praticamente zerado o déficit habitacional em Gaspar; e que se danem os pobres que vão morar sem esgoto ou qualquer infraestrutura. Finaliza o vereador citando a ajuda dos nossos parlamentares em Brasília. Não deve estar se referindo ao deputado Décio Neri de Lima, PT, o maior gazeteiro da Câmara dos Deputados, nem a ministra Ideli Salvatti, PT, que comprou lanchas irregularmente para receber dinheiro para sua campanha ao governo do estado de Santa Catarina. Os inteligentes sabem que sou brasileiro e o que não quero é ver meu país e seu povo morto e ainda pisado sobre a cabeça e ainda recebendo uma mexidinha para ter certeza de que estamos mortos.
Quando o Brasileiro perder a liberdade vai lembrar que nunca deveria ter votado no PT.
Roberto Sombrio | Gaspar

Parabéns
Estimado Gilberto Schmitt e vitoriosa equipe do Cruzeiro do vale. Que toda felicidade do dia 1º de junho represente verdadeiramente um momento especial. Acreditem que todas as homenagens refletem a credibilidade, as competências e os resultados que estão sendo construídos, com uma bela história que começou em 1990. Comemorem ao máximo a missão de oferecer transparência e credibilidade nas informações, o trabalho em equipe do Cruzeiro do Vale e a satisfação de assoprar 22 velinhas.
Dalmir Sant?Anna | Piçarras

Edição 1395

Comentários

Idalina Faletti
09/06/2012 16:30
Gostaria de saber porque a samae, leva todo o lixo reciclavel junto ou comun, ja reclamei varias vezes estive pessoalmente na samae para pedir, pra não misturar separo todo os potes lavo tudo pra nada, com o valor abisurdo da coleta do lixo que é cobrado, acho que no minimo poderião respeitar as pessoas que fazem sua parte e o Meio Ambiente, aonde está a diretoria da samae pra tomar providencia pra que isso não acontesa mais, bairo 7 setembro Idalina Faletti

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.