Terra: Colônia de Férias?! - Jornal Cruzeiro do Vale

Terra: Colônia de Férias?!

06/08/2010 08:48



Pensar a condição humana aqui na terra tem sido uma idéia fixa, quase uma obsessão, compreender a origem de tantos males, do sofrimento, da ignorância, da violência cometida a inocentes, tudo leva a um inevitável pensar! Quem ousa refletir por alguns instantes a vida, a atual conjuntura humana, invariavelmente sofre! Pois reconhece o sofrimento no rosto do outro, sente compaixão com a dor do outro!

Pessoas há que passam a vida sem se importar com o que ocorre a sua volta, sem provar uma única dose de compaixão diante das mazelas humanas, que por sinal, estão a nossa volta o tempo todo. Os hipócritas fecham os olhos e fingem que nada acontece; trata-se a indiferença de um germe altamente nocivo ao coração humano.

Observando os maiores entraves espirituais, a crise existencial que vem literalmente abatendo milhares de pessoas em todo o mundo, diante dos circunlóquios dos quais se utilizam os livros de auto-ajuda, promessas de cura através da repetição de palavras: ?Eu me amo?; ?Eu sou capaz?; ?Eu posso; ?Deus vai te salvar?! Blá...blá...blá!

Como adendo, vale lembrar que a mera tagarelice de palavras positivas, sem esforço, sem mudanças de hábito, mudanças de vícios mentais, sem empreendedorismo a favor da própria vida, de nada vai resolver!

Ah, antes que eu esqueça: Deus não salva ninguém! Somos nós que através duma fé raciocinada, de responsabilidade e esforço em prol duma reforma íntima é que nos salvamos, é que encontramos forças para superar os obstáculos da vida!
Isso me lembra uma velha e breve estória: ?Um velho senhor, admirado por sua fé inabalável à Deus, certa feita ficou a deriva em alto mar, após seu pequeno barco naufragar. Estando quase a se afogar, quando surge uma embarcação, os pescadores da pequena embarcação lançam-lhe bóias de salva-vidas, no que o homem de muita fé recusa a ajuda dizendo: - Deus é meu Pai, ele irá me salvar, recusando assim a ajuda dos pescadores. Ao morrer, é óbvio que ele morre, chega ao céu e pergunta a Deus: - por que não me salvaste? Deus responde: - Enviei um barco para te salvar, mas você recusou!?
As pessoas idealizam Deus, idealizam a salvação. Deus, decididamente não é um velho de barbas brancas, sentado num trono de ouro no céu, arrogantemente contabilizando e assinando sentenças! Ele mora e vive no coração de cada ser humano, seu trono e sua morada somos nós que edificamos, os tijolos para construção são feitos de amor, de bondade, de compaixão, de perdão, de renuncia, de fé, de oração!

Deus está presente nas coisas mais simples do dia-a-dia, num gesto solidário, no amor ao próximo, na caridade, e digam isso é fácil? Claro que não! Mas a vida é isso, uma escola difícil de ser cursada. A origem de muitos dos nossos sofrimentos está associada à idéia de paraíso! O ser humano vive em busca do fantástico mundo de Bob, dum paraíso surreal! Somos uma espécie preguiçosa demais, por isso Deus, em sua infinita sabedoria, manda-nos uma cartilha com atividades para cada um resolver! Algumas cruzes que carregamos fazem parte de halteres espirituais, que servem para fortalecer a fé, para arrancar-nos da condição de bicho preguiça humano e ir trabalhar, ser menos egoísta.

 A tão sonhada paz repousa tranqüila no coração de quem faz o bem, a paz pode ser experimentada até mesmo nas dificuldades, importante é compreender as lições intrínsecas nas dificuldades que nos acometem!
A vida não é uma colônia de férias! Não estamos a passeio, absolutamente tudo que ocorre na vida de cada pessoa, tem um significado, um propósito!

Fantasiamos a felicidade, sempre como algo distante. É comum ouvir pessoas dizendo: serei feliz quando tiver isso, quando tiver aquilo; E esse quando não chega nunca, não vivemos o presente! Parte da mente é memória, a outra é imaginação! Então, ou estamos vivendo das lembranças do passado, ou estamos imaginando o futuro, ou seja, não vivemos o agora!
A idéia de unicidade, de irmandade, produz uma sensação de paz no coração humano, quando reconhecemos no outro parte de nós, compreendemos que somos irmãos, que somos todos os protagonistas do mesmo filme: ?Evolução?, cada um compondo o seu papel, escrevendo a sua história, de acordo com a capacidade de que dispõe.  Mas convenhamos, há tarefa mais difícil do que a convivência humana? Eu desconheço!

O planeta terra é como uma grande escola, cada qual integra uma série de acordo com suas necessidades espirituais. Imaginem colocar um aluno da primeira série do ensino fundamental com um aluno do terceiro ano do ensino médio? Da mesma maneira, cada pessoa vive onde merece, passa pelas experiências que precisa, e nada, absolutamente nada é por acaso! Contudo, muitas coisas na vida podem ser revertidas, provações e sofrimentos podem ser evitados, ou ao menos amenizados, para isso há um único caminho: caridade!

A caridade é o GPS através do qual Deus nos localiza! Através da caridade poder-se-á abrir os caminhos para uma vida melhor, para um mundo novo! Substituindo raiva por compreensão, ódio por amor, estar-se-á contabilizando um novo saldo espiritual! Vamos sair do vermelho? Caridade rima com felicidade!

Viver é um desafio, requer esforço e dedicação. A pratica da fé exige de nós um preparo mental digno de atleta de olimpíada, quanto mais aprimoramento, maior a responsabilidade na vida! Vamos em frente, não vamos desperdiçar qualquer oportunidade de fazer o bem, pensem por um momento caros leitores, isso é a única coisa que realmente faz a vida ter algum sentido!

Cassiane Schmidt

 

edição 1218

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.