Renato Beduschi - Jornal Cruzeiro do Vale

Renato Beduschi

20/07/2012 08:45

Último dos 14 filhos que o patriarca Augusto Beduschi e sua esposa Herta colocaram no mundo, Renato Beduschinasceu predestinado a continuar a bela história que os Beduschi construíram em Gaspar, a partir de 1865, quando aqui chegou com sua família, procedente da Itália, o Sr. AmadioBeduschi, pioneiro e desbravador das terras do Barracão. Renato, que amanhã comemora os seus 70 anos de vida, herdou dos Beduschi tudo o que eles têm de melhor em termos de altruísmo e desprendimento, vocação que soube empregarcom admirável disposição e talento ao longo de sua existência.  Por isso, hoje Renato, além de respeitado e admirado por todos, tem o seu nome ligado a tantas iniciativas e realizações meritórias, nos campos sociais e filantrópicos, como também no que diz respeito ao progresso e desenvolvimento do município. Enquanto fazia os primeiros estudos em Gaspar ajudava a família nas inúmeras atividades empresariais e agropecuárias. 

   Essa atividade despertou no jovem aniversariante o seu interesse pela agropecuária e também a ideia de fazer um curso de veterinária. A ideia prosperou e com o apoio e o incentivo da família, em 1971 Renato formava-se em medicina veterinária pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Retornando a Gaspar aqui passou a desenvolver intenso trabalho na área em que se habilitou, sendo bastante requisitado pelo setor rural do município. Atuou na fazenda da Hering, em Ilhota e também como diretor da Divisão De Animais Grandes Do Ministério Da Agricultura. Mas foi como secretario da agricultura das prefeituras de Gaspar e Blumenau que Renato Beduschi se notabilizou, mostrando sua alta capacidade, espirito criativo e inovador,graças ao que pode inaugurar uma serie de serviços que muito contribuíram para incentivar e desenvolver a agricultura e a agropecuária em Gaspar, Blumenau e na região. Em Blumenau Renato foi secretario da agricultura nos governos de Renato Viana e Dalton dos Reis. Em Gaspar atuou como secretario da mesma área, nas administrações de Fernando Poli e Francisco Hostin. Em Blumenau reativou as exposições agropecuárias, implantou o programa da piscicultura e a feira do peixe vivo. Expandiu as feiras livres para os bairros, para onde também levou a revenda das agropecuárias. Aqui em Gaspar igualmente implantou inúmeros serviços, como a feira livre, feira do peixe vivo, feira de árvores frutíferas, inseminação artificial, campanha do calcário para correção do solo, etc.

Simples e bom e sempre disposto a ajudar e colaborar nas festas religiosas e filantrópicas da cidade, Renato participa ainda de outras atividades recreativas ligadas ao setor rural como as cavalgadas do CTG Coração Do Vale, entidade de que é membro e ajudou a fundar em 1978. Ao longo de sua trajetória Renato foi alvo de muitas homenagens, de reconhecimento e gratidão por tudo o que tem feito em beneficio de tantos e também das comunidades. No Sítio Pinheiro, de sua propriedade e?Menina dos seus olhos? onde cria gado e ovelhas, Renato recebe amanhã os seus familiares e amigos para comemorar os seus 70 anos de vida. Nós, que o temos na conta de um gasparense autentico e devotado ao bem e a causa pública, registramos com prazer o seu aniversário e lhe desejamos muita saúde e felicidade.

Álvaro Correa

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.