Precursor do Progresso de Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Precursor do Progresso de Gaspar

Por Alvaro Correia

A data de 26 de julho próximo assinala a passagem dos 36 anos da morte do Sr. Boaventura José Schmitt, um valoroso e destacado gasparense que muito fez pela sua terra. Filho de tradicional família de Gaspar, Boaventura Schmitt, mais conhecido e tratado como “Cuca”, foi uma figura destacada e popular em Gaspar onde construiu uma história digna de registro. Homem sério, ativo e trabalhador, após concluir os estudos básicos, Cuca passou a dedicar-se ao setor rural onde, além do cultivo de varias plantações, organizou um plantel de vacas leiteiras e outro de cavalos de tração. Iniciou um serviço de frete com suas carroças, transportando produtos da Charqueada Boa Vista, do Sr. Bernardino Procópio, para o Porto de Itajaí.

No retorno, as carroças traziam sal grosso, tecidos e outras mercadorias para Blumenau. Como já tinha condições para sustentar uma família, em 22 de abril de 1950 Cuca casou-se com a jovem Maria Malvina Soares, mais conhecida como “Dona Cucha”. Do casamento nasceram 7 filhos, quatro homens e três mulheres. Ganhando prestígio como transportador, Cuca, de carroceiro virou caminhoneiro, pois adquirindo um caminhão tornou-se o principal transportador dos produtos da Souza Cruz, de Blumenau, para o Porto de Itajaí. Além desse trabalho que garantia o sustento da família, Boaventura Schmitt sempre destacou-se também pelo seu espírito comunitário. Colaborava com todas iniciativas que beneficiassem a cidade.

Religioso, foi fabriqueiro da Igreja Matriz e um dedicado colaborador das festas de São Pedro.

Na sociedade gasparense Cuca também deixou a sua marca, sendo um dos fundadores da Sociedade Alvorada, integrando a sua diretoria e o conselho fiscal por vários anos. Do seu envolvimento no setor rural, acabou se tornando um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gaspar, depois de reuniões preparatórias realizadas em sua residência.

O Sindicato Rural completou 50 anos dia 07 último, tendo nesse tempo prestado inestimáveis serviços aos seus associados. Cuca foi várias vezes diretor do Sitrug e muito se orgulhava de ser um dos seus fundadores. Outra participação importante de Cuca no setor rural foi na fundação da Cooperativa do Leite Trevo em Itajaí nos anos 70. Foi também diretor desta entidade.

Bom marido e bom pai, dos 7 filhos que colocou no mundo com a esposa Cucha, hoje todos bem encaminhados na vida, o destaque ficou com o Adilson Luis que, dotado do mesmo espírito dinâmico e participativo do pai, envolveu-se com sucesso na política, sendo eleito Prefeito Municipal de Gaspar, onde realizou excelente administração durante o seu mandato de 2004 a 2008.

Tendo falecido em 26 de abril de 1982, Cuca infelizmente não pode assistir nem acompanhar o sucesso eleitoral e administrativo do filho Adilson que, como Prefeito soube honrar e enaltecer o nome da família.

Mas, pelo que foi e pelo que fez em vida Boaventura Schmitt é digno de figurar com destaque na galeria dos precursores do progresso de Gaspar.

 

Edição 1898
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.